Percy Jackson e o Mar dos Monstros

O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro se atreveu a colocar os pés no campus da sua escola em Nova Iorque. Mas quando um inocente jogo do mata entre Percy e seus colegas se transforma numa disputa mortal contra um grupo de gigantes canibais, as coisas ficam… digamos, complicadas. E a inesperada chegada da sua amiga Annabeth traz mais más noticias: as fronteiras mágicas que protegem a Colónia dos Mestiços foram envenenadas por um inimigo misterioso e, a menos que encontrem uma cura, o único porto seguro dos semideuses tem os seus dias contados. Nesta emocionante e divertida continuação da série iniciada com Os Ladrões do Olimpo, Percy e seus amigos precisam se aventurar no mar dos Monstros para salvar a Colónia dos Mestiços. Antes, porém, o nosso herói descobrirá um chocante mistério sobre sua família — algo que o fará questionar se ser filho de Posídon é uma honra ou simplesmente uma piada de mau gosto.

ISBN: 9789724619958 – Casa das Letras (Leya) / 2010 – 249 páginas


Depois de ter lido sofregamente o primeiro volume da série Percy Jackson, saltei imediatamente para o segundo, com a certeza que este livro me iria oferecer uma dose generosa de acção e entretenimento. Não estava enganada. Neste segundo volume da série, Percy começa a ter sonhos estranhos com o seu amigo e ex-protector Grover, que tinha partido numa demanda perigosa à procura do Deus Pan. Percy acha que o seu amigo pode estar em perigo de vida e quando este retorna com Annabeth e o seu amigo introvertido da escola, Tyson, à colónia, (que está a passar por uma fase de perigo também com a destruição da árvore que mantinha vivas as barreiras de protecção mágicas) estes decidem ir numa demanda também: salvar Grover e encontrar aquilo que permitirá salvar o campo a que chamam de lar. Contudo, isto implica que eles têm que passar pelo Mar dos Monstros e essa será uma tarefa nada fácil para estes heróis.
Este foi mais um livro que adorei. Não me quero repetir muito com os elogios que já dei ao autor, aquando escrevi a minha opinião sobre o livro Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo. O que é importante salientar neste volume é que a escrita do autor continua viciante, fluída e incrivelmente agradável. É como se mergulhássemos neste universo mitológico e não conseguíssemos voltar à tona para respirar. Até agora, tenho constatado que estes são livros que se lêem compulsivamente e que se devoram em muito pouco tempo. Embora sejam virados para um público mais jovem, não posso deixar de me sentir mágica e heróica quando entro neste mundo e quando acompanho as aventuras de Percy.
Quanto às personagens, os meus elogios e também as minhas críticas mantêm-se. Acho que o autor explora bem os personagens e neste volume claramente deu-se mais espaço a Annabeth para ela crescer. Contudo, continuo a achar que o relato de Percy é demasiado adulto para a idade que ele tem (já fez os 13 anos neste segundo volume). Ainda assim, é muito fácil o leitor esquecer-se da idade do protagonista quando está embrenhado na sua leitura e talvez possa assumir que isso não é um pormenor tão importante. Pelo menos não estraga a experiência da leitura, mas ainda assim, esperava mais consistência.
O livro acaba de uma forma fantástica, com um twist maravilhoso e que me deixou com vontade de ir a correr ler o terceiro livro (óbvio que fiz isso mesmo e encontro-me de momento a lê-lo). O autor, até agora, soube explorar bem os acontecimentos e creio que é muito inteligente a forma com que ele tem manipulado o enredo para que cada livro pareça melhor que o outro.
Posso dizer que estou sinceramente viciada neste universo do Olimpo e dos Deuses e vou continuar a ler a série com muito entusiasmo.

4

Advertisements

One thought on “Percy Jackson e o Mar dos Monstros

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s