A Arca

Tessalonica, 1917. No dia em que Dimitri Komninos nasce, um incêndio devastador varre a próspera cidade grega, onde cristãos, judeus e muçulmanos vivem lado a lado. Cinco anos mais tarde, a casa de Katerina Sarafoglou na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. No meio do caos, Katerina perde a mãe e embarca para um destino desconhecido na Grécia. Não tarda muito para que a sua vida se entrelace com a de Dimitri e com a história da própria cidade, enquanto guerras, medos e perseguições começam a dividir o seu povo. Tessalonica, 2007. Um jovem anglo-grego ouve a história de vida dos seus avós e, pela primeira vez, apercebe-se de que tem uma decisão a tomar. Durante muitas décadas, os seus avós foram os guardiões das memórias e dos tesouros das pessoas que foram forçadas a abandonar a cidade. Será que está na altura de ele assumir esse papel e fazer daquela cidade a sua casa?

ISBN: 9789722635264 – Civilização Editora / 2012 – 416 páginas

 

 

 


Este é o terceiro livro da autora Victoria Hislop e é também o terceiro livro que leio dela. Adorei o primeiro livro dela e o segundo revelou ser muito bom, mas não exactamente o que estaria à espera da autora que me encantou na sua primeira obra. Tinha esperanças que a autora me voltasse a deslumbrar com este A Arca e na verdade, fiquei entusiasmada com esta leitura, apesar de não se ter revelado a maravilha absoluta que estava à espera.

Este livro fala-nos sobre um período histórico muito complicado da Grécia, entre os anos de 1917 e 1945. Durante estes anos, a nação grega passa por diversas complicações políticas, a começar pelos exílio prolongado do rei e consequentemente, as guerras que se sucederam neste território. A ocupação pelos tropas alemãs acabam por instalar o terror profundo e a perseguição aos judeus é acesa. De igual forma, os comunistas são perseguidos como criminosos. As consequências são sofridas pela população da pior forma: os habitantes passam fome, são retirados e expulsos das suas casas e das cidades. Os campos de refugiados não têm condições próprias para albergar a população que sofre as baixas destas guerras sucessivas e prolongadas. Famílias separam-se e perdem contacto durante o que parece uma vida. Novas relações desenvolvem-se a partir do infortúnio.

Os pontos positivos desta história são vários. Gosto bastante da forma como a autora constrói a sua narrativa e também dos seus cenários. A sua escrita é fluída e os seus livros lêem-se com rapidez, por serem cativantes. A sua pesquisa e a forma como a autora encaixa os factos históricos na sua narrativa ficcional é subtil e muito bem construída. Este é um período histórica pelo qual tenho um particular interesse e portanto gostei de ler sobre a Segunda Guerra Mundial sob uma nova perspectiva – a perspectiva grega. É um novo prisma que ainda não tinha sido explorado, normalmente leio sempre obra sob a perspectiva alemã, norte-americana ou britânica, e soube bem ler algo que embora fale sobre as mesmas circunstâncias, fala sobre estas de maneira diferente e nova.

Creio que entre os pontos menos positivos, podemos dizer que falta por vezes uma maior introspecção das personagens, eu gosto de ter um maior conhecimento dos sentimentos das personagens. O desenvolvimento das personagens fica um pouco aquém das expectativas. A Katerina foi uma personagem que me interessou mas parece-me que a sua personalidade foi apenas superficialmente explorada. O mesmo para o Dimitri, que tinha potencial para muito mais.

Contudo, esta é uma bonita história de amor, com muito sentimento e é também uma obra histórica que me deu um imenso prazer ler. Creio que a autora explora bem os factos históricos e constrói à volta destes um universo ficcional muito apelativo. Esta obra foi uma viagem muito apetitosa ao passado e tenho pena que tenha passado tão depressa. Gosto desta autora e se ela lançar mais livros, tenho intenção de os ler pois são sempre viagens agradáveis.

3-5

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s