Ave de Mau Agoiro

Com três títulos já editados em Portugal – A Princesa de Gelo, Gritos do Passado e Teia de Cinzas -Ave de Mau Agoiro confirma Camilla Lackberg como uma das mais talentosas autoras de romances policiais da atualidade. Com mais de oito milhões de exemplares vendidos no mundo, a autora transporta-nos uma vez mais para um universo onde a harmonia familiar da escritora Erica Falk e do inspetor Patrick Hedström contrasta com a violência dos crimes que este tem de resolver.

ISBN: 9789722048095 – D. Quixote (Leya) / 2011 – 408 páginas


Este é o já o quarto livro da série de policiais pela mão da escritora sueca Camilla Läckberg que leio e apesar de já ter passadobem mais de um ano desde que li o terceiro livro (Teia de Cinzas) não sinto que a série tenha perdido o encanto, muito pelo contrário. De facto, apesar de estar com receio de não me lembrar de algumas coisas, mal comecei a ler, dei por mim a relembrar-me de coisas que tinha lido no volume anterior. Desta vez, Patrik Hedström vê-se confrontado com o homicídio de uma mulher que apesar de ser abstémia, é encontrada dentro do seu próprio carro com um nível absurdo de álcool no sangue. A juntar a este homicídio estranho e aparentemente sem qualquer justificação, a comunidade local acaba por receber um reality show que promete trazer mais vida à pequena cidade e aumentar o  fluxo de turistas na pequena cidade esquecida a um canto da Suécia. Os jovens que participam neste programa têm todos um ponto fraco, já para não falar das auto-estimas debilitadas e, as emoções e conflitos começam a estalar à medida que o programa se desenrola. O que ninguém esperava era que uma das concorrentes aparecesse morta, o seu corpo deixado ao abandono num caixote do livro, na manhã após uma festa do programa.

Para mim, esta autora sabe equilibrar bem todas as vertentes da sua narrativa. Esta tem um pouco de tudo: romance, dramas familiares/ pessoais e o caso policial que por vezes pode ter mais ramificações do que à partida parece, como é o caso neste quarto volume. Camilla cria um enredo que se vai tornando mais complexo à medida que o leitor avança nas páginas e as voltas e reviravoltas são muitas, ao ponto de muitas vezes o leitor ser surpreendido com a identidade do culpado. Embora a autora tenha realmente um dom para me confundir no que toca aos suspeitos, neste livro em particular o meu palpite revelou-se certíssimo e confesso que as minhas suspeitas estavam lá desde o início, pelo que o factor surpresa nesse prisma não esteve muito presente.

Ainda assim, deu-me um gosto especial ler este policial. A escrita da autora é muito boa e é impossível não nos deixarmos levar pelos enlevos da narrativa. Na verdade, este livro pede para ser devorado sem qualquer demora. Eu demorei pouco mais de um dia para acabar este livro exactamente por isso, pela escrita viciante que esta autora revela ter, tendo em conta os livros que já publicou e que eu já li. Mal peguei no livro fui imediatamente sugada para esta história e queria sempre ler apenas mais um capítulo para ver como o enredo se iria desenrolar.
Essa é das maiores qualidades que qualquer escritor pode ter. A capacidade que tem para cativar o seu leitor e de o envolver no seu mundo ficcional – esta capacidade mostra-nos a força da história e da escrita.

O que quero com isto dizer é que não é preciso ser uma obra-prima para ser uma leitura que nos preenche de sentimentos ou que nos faz devorar centenas de páginas em horas. Se a escrita e a história forem realmente boas, forem trabalhadas com alguma coerência, o leitor não se consegue dissociar tão facilmente daquele livro. Foi o que me aconteceu com este volume, que me oferecer entretenimento ao mais alto nível. Tinha, na verdade, muitas saudades de um bom policial. E este satisfez-me muito. E ainda me deixou com água na boca para ler o próximo da série, que já se encontra na estante à espera da sua vez.

4

Leave a Reply

