Liberdade – A Coragem de Ser Genuíno

Ao longo desta obra, Osho reflete, com o seu estilo provocante e sempre bem-humorado, acerca do verdadeiro significado da liberdade. Partindo da distinção entre liberdade física, psicológica e espiritual, conclui que mesmo nos nossos dias, em que acreditamos ter alcançado a liberdade a todos os níveis, muitos de nós ainda vivem numa certa forma de escravatura psicológica ou espiritual. Desafiando preconceitos e opiniões convencionais, Osho convida o leitor a desenvolver a sua consciência e a aceitar o desafio de lutar pela sua própria liberdade.

ISBN: 9789722523509 – 11×17 (Bertrand Editora) / 2011 – 207 páginas

O Regresso do Rei - Senhor dos Anéis, Vol.3

O Osho tem-se revelado uma espécie de mestre/referência para mim, nos últimos tempos, pelos mais variados motivos. Quando comecei a ler as obras dele, ainda mais. Isto porque apesar dos seus livros serem compilações de palestras e conferências que ele deu ao longo da sua vida, não perdem nenhum valor por isso e não deixam de ser pequenos grandes tesouros.
Na verdade, há que ser dito que estes livros não são mais que a insistência em alguns conceitos-chave. Conceitos que nós tendemos a pôr de lado como paraísos para além-morte ou simplesmente conceitos que rotulamos de desnecessários, porque somos mais evoluídos, vivemos com outros propósitos, etc.

Osho lembra-nos que estes conceitos é que devem ser a nossa preocupação principal e lembra-nos também que no meio da azáfama da nossa dita evolução, nos esquecemos de celebrar a nossa individualidade. Esquecemo-nos de cultivar a nossa identidade e o nosso ser. Vivemos para outros – para a nossa família, para o nosso parceiro, para o nosso chefe, para o nosso Estado. Mas poucos param e vivem por eles mesmos. Osho fá-lo com argumentos muito convincentes. O seu discurso não só é divertido, mas é tentador e motivador. É impossível não me sentir inundada com a sua espiritualidade e com o seu positivismo e retiro sempre muito destas obras. Retiro muito para o meu desenvolvimento pessoal. Posso não concordar com tudo o que ele diz e com tudo aquilo que ele acha que é correcto para o mundo/sociedade, mas muito do que ele diz é uma aprendizagem. Uma viagem que me ajuda a questionar certas atitudes que tenho perante a vida e obriga-me a reclassificar essas atitudes.

Osho tem-me ensinado primeiro que tudo a olhar para a vida com outros olhos e tem-me ensinado que quando achamos que a vida nos corre mal, devemos procurar outros ângulos pelos quais analisar os eventos do nosso dia-a-dia. Ele não defende nenhuma doutrina, religião e é isso que mais aprecio nele, nos seus ensinamentos e nos seus livros. O que ele defende é a espiritualidade, a evolução e crescimento do ser-humano como um ser espirituoso que deve cultivar o amor e a liberdade interior. Porque é do interior que as mudanças se originam e é a partir do interior que podemos começar a mudar algo que não gostamos.

O nosso interior, os nossos pensamentos, as nossas energias e as nossas emoções determinam, quase sempre, a forma como nos posicionamos no exterior. E por vezes a mensagem que passamos é a de que não queremos acreditar que as coisas podem mudar. A “magia do acreditar” como lhe chama Osho é um milagre verdadeiro e pode influenciar muitas coisas no nosso quotidiano. Pode influenciar a forma como olhamos o mundo e todos os que nos rodeiam.

Com todo o entusiasmo que sinto ao falar sobre Osho, não sei se passei a mensagem que queria. A de que estes são livros muito enriquecedores, que embora tenham o seu quê de utopistas (especialmente no que toca à visão da sociedade) nos podem fazer parar para olhar a vida sob outro prisma. O que tenho retirado destas leituras é as potencialidades do desenvolvimento pessoal e um olhar mais positivo em tudo o que me toca e sobretudo, o cultivo da magia de acreditar.

Voltar a Encontrar-te

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s