Estados de Espírito #42

Quando um ano acaba e outro começa gosto de reflectir sobre o ano de leituras que acabou de passar. Sou daquelas pessoas que primeiro pensa na lista de leituras antes das resoluções do novo ano. Ou melhor, as minhas resoluções de novo ano passam sempre por ler mais. Como a cada ano que passo leio menos, acho que isto das resoluções anda tudo ao contrário e portanto devo antes começar cada novo ano a dizer que quero ler menos. Assim as expectativas estão mais baixas e posso depois ficar surpreendida.

De qualquer maneira, aqui vai o ano 2013 de leituras em números:

Número de livros lidos: 182

Para os mais cépticos que dizem que este número não é possível, escusem-se. É possível tanto que eu os li (também ajuda que esteja na área das literaturas). 😀

Número de livros com 5 estrelas: 23

Em 182 livros são muito poucos, mas no geral até foi um ano de grandes descobertas.

Número de livros com 1 estrela: 2

São dois pequenos contos do Diário de Notícias, pelo que não existiu, durante este ano, nenhum livro que eu possa dizer que tenha odiado! Boa notícia.

Número de páginas lidas: 58,897

Livro mais longo: 2666 de Roberto Bolaño com 1,031 páginas

Os meses em que li mais foram aqueles em que estive de férias claro, os que li menos aqueles que tive que ler para efeitos escolares. Janeiro foi o meu melhor mês, Novembro o meu pior.

leituras13

Li muitos mais em inglês do que em português. Dos 182 livros que li, apenas 70 foram em português. Os restantes em inglês. Fico triste, mas só mostra que o meu orçamento está cada vez mais limitado para livros em português, o que não é novidade nenhuma.

ingport

133 dos livros estavam ou no meu ereader (88) para ler ou eram livros físicos (45), pelo que o saldo é positivo tendo em conta que durante todo o ano comprei menos de 30 livros. As restantes leituras foram requisitadas pela biblioteca ou foram empréstimos de amigos, familiares, etc. Estou muito contente com esta estatística.

Agora falando nas melhores e piores experiências do ano…

Dos 23 melhores livros que eu descobri este ano decidi fazer um Top 5 (sem querer tirar protagonismo ao restantes, mas olhando para trás, estes foram aqueles que me deram algo mais que uma leitura prazerosa – ofereceram ensinamentos para a vida).

top5 leituras

Os piores do ano para mim foram:

pior13

Sintam-se à vontade para partilharem os links dos vossos resumos de 2013 em leituras. Para mim, o objectivo em 2014 vai ser o mesmo: ler mais, comprar menos.

Leave a Reply

