Livros versus Tv #33

Depois de ler lido o clássico Sense and Sensibility, era altura de ver a adaptação cinematográfica de 1995, um filme de Ang Lee e que conta com as participações de Hugh Grant, Emma Thompson e uma Kate Winslet muito, muito novinha.
Devo dizer que não esperava muito deste filme, mas ele conseguiu surpreender-me em todas as suas vertentes. Primeiro que tudo, os actores (que antes de ver o filme não os conseguia imaginar como os meus personagens) fizeram os seus papéis resultar na perfeição. De modo que já não consigo pensar em Marianne sem pensar em Kate Winslet e o mesmo para os restantes personagens.
O livro, que revelou ser uma leitura com altos e baixos, ganha vida extra nesta adaptação. E digo isto no sentido mais positivo, porque considero que o filme tenha dado ao enredo original um toque de intensidade que não é tão perceptível no livro  que muda o cenário todo.

De maneira geral, existiram algumas mudanças na passagem do livro para o filme, umas mais relevantes que outras, mas sem dar importância excessiva a isto é preciso dizer que foram mudanças que de facto fizeram a adaptação resultar e convidam o espectador a ficar enredado na história e a querer saber mais.

É-me difícil avaliar se gostei mais do livro e do filme. Nos últimos tempos tenho vindo a olhar as adaptações cinematográficas com olhos diferentes, não tanto com os olhos de leitora de livros, mas sim de espectadora. E isso torna difícil dizer se tenho um preferido, porque avalio os dois universos de maneira diferente.

Posso sim dizer que acho que o filme modificou alguns aspectos que adorei ver inseridos na história. E o toque romântico do filme dá um alento diferente.

De qualquer maneira, são trabalhos muito diferentes e falam por si só. Gostei mesmo muito de ver este filme.

Advertisements

2 thoughts on “Livros versus Tv #33

  1. Helena says:

    Eu não gostei do livro e vi pouco do filme pq tava com preguiça 😄 mas do que vi achei que o filme ficou bom, mas não gostei da atriz que fez a Elinor…ela parece mto velha para o papel o_O”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s