Livros versus Tv #32

Normalmente é hábito ler o original e só depois ver a adaptação cinematográfica.
A excepção, ultimamente foi feita com The Host. Fui ao cinema ver o filme, primeiro por ser uma oportunidade de estar com uma amiga que adora livros como eu e depois porque era uma espécie de teste – nunca estive muito entusiasmada para ler Stephenie Meyer mas assinei o compromisso de ler o livro, se gostasse do filme.

Confesso que estava curiosa e renitente ao mesmo tempo. Curiosa porque daquilo que conhecia do enredo, parecia ser promissor, mas renitente porque se gostasse do filme, teria que ler o livro com o espectro do filme a assombrar a minha leitura. Tinha receio que fosse ler o livro julgando aquilo que tinha visto no filme (como é costume julgar os filmes por aquilo que se lê nos livros).

A verdade é que acabei por gostar bastante do filme. Para o tempo que se dispõe para adaptar um livro tão grande, dá-me a sensação que a equipa fez um bom trabalho ao seleccionar conteúdos – o que entra e o que não. E adorei o cast, principalmente os dois protagonistas masculinos. Acho que sintetizaram muito bem a essência dos personagens e creio que isso passou para o filme.

Ora bem, as críticas que eu tinha lido, todas diziam que o filme não conseguia passar a essência do livro, mas eu não concordo. Acho que o consegue fazer, com as limitações existentes da adaptação do livro ao filme, mas acho que resumiram o enredo de uma forma bastante completa. Creio que o drama entre a Mel e a Wanda ficou um pouco por explorar, no entanto, tendo o realizador dado preferência ao drama emocional do livro.

Creio que talvez a leitura que fiz posteriormente do livro se tenha ressentido com a imagem que criei com o filme. Sei que gostei bastante do filme e a leitura foi um pouco mais neutra, mas apesar de tudo creio que o que vale a pena reter é a boa história que a autora criou no seu imaginário.

Ver a opinião do livro.

Leave a Reply

