Estados de Espírito #38

Todo e qualquer leitor tem as suas manias.
Alguns gostam de dobrar o canto das páginas para marcar o sítio onde estão, outros só gostam de livros de capa dura, uns gostam de cheiras as páginas e outros gostam é do cheiro a livro antigo e usado. Há manias para todo o gosto e eu também tenho as minhas. E não são poucas. Os meus livros por exemplo estão todos bem tratadinhos e gosto de os ver como novos na estante. Também gosto de livros usados, claro, mas aqueles livros que eu compro com o meu dinheiro, esses, gosto de os ver como novos, como investimento que são. Adoro livros de bolso e paperbacks, bem mais do que gosto dos livros de capa dura e adoroooooo o cheirinho a livro acabado de sair da gráfica.
Gosto mais de ler deitada, mas normalmente tenho sempre dificuldade em manter a mesma posição durante muito tempo, pelo que por vezes passo mais vezes às voltas a tentar encontrar uma posição confortável para ler do que a ler mesmo.
Adoro falar com os personagens tal como se eles me estivessem a ouvir e dou-lhes conselhos em voz alta quando acho que eles estão a ir por um caminho errado. Rio-me nos transportes públicos e portanto é normal que haja algumas pessoas que me achem maluquinha.
Quando vou a uma livraria, consigo passar horas só a olhar e a tocar os livros. É um dos meus passatempos favoritos, visitar a casa dos livros. Acho as livrarias universos fantásticos. Estão ali montes de histórias, montes de destinos decididos e estão ali milhares de personagens à espera para serem amadas e reconhecidas.
Quando entro num café e vejo outras pessoas a ler, adoro tentar descobrir o que estão a ler. Algumas das vezes sinto uma vontade incrível de falar com os colegas leitores e dizer-lhes “oh, já li esse livro e é fabuloso” ou então “que horror, esse livro é um suplício” ou ainda “recomenda esse livro? tenho tanta curiosidade, está na minha lista há anos…” .
Há ainda leitores que gostam de sublinhar os seus livros e confesso que essa mania a mim não me assiste, como dizia o outro. Contudo, os livros que leio para a faculdade estão cheios de post-its e notas e folhas lá enfiadas para dentro com notas.
Por outro lado, gosto de apontar quotes/citações  num caderno e é normal que quando esteja a ler em casa tenha sempre um caderninho e uma caneta ao meu lado para poder apontar alguma coisa que me chame à atenção.
Se existe adaptação cinematográfica de um livro que eu queira ler, não a vejo a não ser depois de ler o livro. Posso contar pelos dedos das mãos o número de filmes que vi sem antes ler o livro que lhe deu origem. É uma mania que me recuso a perder, pois para mim, é muito mais importante ler o livro primeiro.
Tenho uma lista de pessoas a quem acho seguro emprestar livros. Por já ter visto livros meus desaparecer no buraco negro que é a casa de outras pessoas, acabei por ganhar alguma aversão ao conceito de emprestar livros. E assim, criei “Book Stealers – A Lista Negra“. Tenham medo, muito medo de entrar nesta minha lista.

A lista de manias podia continuar indefinidamente, na verdade.

E vocês, têm alguma mania que considerem fora do vulgar? Contem-me tudo.

(daqui)

6 thoughts on “Estados de Espírito #38

  1. Gosto de dizer que agora sou absolutamente normal no que concerne aos livros, mas sim…ainda tenho algumas manias [como dar guinchinhos histéricos de vez em quando]

    Adoro o cheiro a livros, mas prefiro o cheiro dos usados. Quando chegam os que compro no Awesome, a primeira coisa que faço é cheirá-los >.<

  2. Ivonne C. Zuzarte says:

    Eu tenho essas que referiste e ainda outras (óbvio), uma delas é rir-me que nem uma perdida, com piadas boas ou más e ainda rolar os olhos quando não gosto de algumas coisas que leio e de gritar ‘por favor!!! que estúpida/o que és, Maria/Ana/André/Bernardo (ou seja já qual for o nome)!!!”

  3. Ana Azenha says:

    Eu tenho a mania de ver o total de páginas que o livro tem e depois estou sempre a contar quantas faltam para o fim, mas é assim uma coisa um bocado estúpida, porque até meio do livro penso “já estou quase a meio, yey”, depois do meio já é mais “já estou quase no fim, =(
    Não sei explicar! 🙂

  4. Olá Filipa!
    Acho que ainda não tinha comentado no teu blog…

    Manias..a ler só a de acabar todos os livros que leio. Se for um suplício, esse autor fica fora.
    Acho que a minha maior mania é arrumar os livros por tamanhos nas estantes…os maiores têm de estar nas extremidades de cada estante. Tenho o cuidado de deixar séries juntas, mas tudo sacrifico ao altar do tamanho, é uma coisa meio maluca em mim, esta necessidade de simetria, mas é assim.
    E não sendo bem uma mania mas hoje em dia não compro nada em português para mim que não arranje mais barato em inglês…também adoro paperbacks e como consigo ter muitos mais livros desses na estante do que hardcovers brilhantes, é óptimo. lol

    Por falar nisso, para quando um blog teu a comentar os livros que lês em inglês?? O GR é muito bonito, mas não é tão practico visualmente…..
    Beijo

Leave a Reply

