Três é Demais

Não há família mais glamorosa que os Mandeville.
O casal de celebridades Jack e Cass Mandeville parece ter tudo — boa aparência, carreiras coroadas de êxito e um casamento maravilhoso. Os filhos também são incrivelmente talentosos: a Cleo é supermodelo; o Sean é um comediante de sucesso; e embora Sophie, uma adolescente de 16 anos, esconda a sua aparência sob uns enormes óculos redondos e roupa larga, todos veem que existe um belo cisne ansioso por desabrochar.
Aos olhos da imprensa, a família Mandeville é simplesmente exemplar.
Mas uma ruiva lindíssima, de seu nome Imogen, aparece para entrevistar Jack e Cass na manhã do quadragésimo aniversário de Jack… e a família fabulosa descobre que afinal talvez não seja assim tão perfeita.

ISBN: 9789897100390 – Chá das Cinco (Saída de Emergência) / 2012 – 322 páginas

O Regresso do Rei - Senhor dos Anéis, Vol.3

Já perdi a conta ao número de livros que li da autora Jill Mansell. De facto, tenho lido, por ordem de publicação, todos os livros dela que a chancela Chá das Cinco publica. Sendo que esta é das minhas autoras favoritas, pelo seu sentido de humor tão apurado e livros tão bem-dispostos, estava confiante que este livro Três é Demais, seria outro sucesso para mim. À primeira vista este livro parece ser como todos os outros da Jill. Com uma premissa divertida, algumas situações embaraçosas mas divertidas, personagens desajeitados – alguns com um coração podre e outros com coração de ouro. Comecei este livro com a expectativa de encontrar exactamente aquilo que tanto gosto nesta autora, tudo aquilo que referi nas linhas anteriores. E qual não foi o meu espanto quando cheguei ao fim desta leitura e comecei a pensar para mim mesma que isto nem parecia um livro de uma das minhas autoras favoritas.

Não que o livro tenho sido uma grave desilusão, mas faltou decididamente alguma coisa a este livro. E devo dizer que a temática que é apresentada neste livro é das que mais odeio. Traições. Pois é. Não fosse eu já odiar tudo o que é traição ainda tinha que levar com 300 páginas cheias de episódios destes, onde toda a gente gosta de meter a mão na cerca do lado. Como se pode imaginar, não lidei muito bem com isso e o livro enjoou-me com tanta atitude desprezável por parte destas personagens. Se tivesse que escolher um para sobreviver à minha raiva, ia ter dificuldade a deixar algum deles com vida. Muito a sério, este livro chocou-me e irritou-me. Não pela temática em si, pela leviandade com a qual a autora abordou este tema.

Em vez de ser um tema divertido, foi deprimente e sem dúvida um pouco sem gosto. Não sei se é de mim, se fui que não consegui achar piada a isto, mas de facto, foi tudo menos divertido. Fiquei desgostosa com estes personagens, que é cada um pior que o outro. Não consegui sentir empatia com eles, à excepção de Sophie que é a única que se safa no meio deste zoo de traidores e inconsequentes. De alguma forma reservei a esperança de que a autora mudasse o rumo do livro e confesso que o final não foi tão mau quanto eu esperava, mas este é um livro que não deixa memórias propriamente felizes.

Se tivesse que escolher apenas um adjectivo para classificar esta obra seria exasperante. Do início ao fim. Sem tirar nem pôr. Sinceramente fiquei a ponderar se a autora não terá escrito este livro numa altura menos boa da sua vida. De alguma maneira, não fui preparada para encontrar o que na verdade encontrei e… E pronto, acabei com um sentimento de amargura no coração. Já dizia o povo que quanto mais alto se é, maior é a queda e foi exactamente isso que se sucedeu com as minhas expectativas para esta obra.

Contudo, continuo a dizer que esta é uma das autoras que ainda faz parte da minha eleição pelos seus enredos divertidos e por regra, tão humanos, no sentido em que a autora trabalha espectacularmente com emoções e relações humanas. Por isso mesmo, espero que o próximo livro dela me recorde porque é que eu gosto tanto dos seus livros.

2,5

One thought on “Três é Demais

  1. diariodachris says:

    Olá. Indiquei-te lá no blog para fazeres uma TAG.. Gostava muito que respondesses..
    Espero que gostes..
    Beijinhos*

Leave a Reply

