Livros versus Tv #29

Há algum tempo vi o filme Eat, Pray, Love – em português Comer, Orar, Amar – baseado na obra de Elizabeth Gilbert com o mesmo título. Sendo que este foi um dos melhores livros que li durante este ano, as expectativas estavam bastante elevadas. Estava com esperança que o filme passasse todos aqueles sentimentos poderosos do livro. Tinha noção de que iria ser bastante difícil. Há palavras, sentimentos, emoções que são difíceis transcrever para uma imagem. E mais difícil ainda é transcrever a força de todos esses sentimentos.
Mesmo assim, por ter adorado tanto o livro pensei que iria pelo menos gostar do filme. E tenho que confessar que há muito tempo que uma adaptação cinematográfica não representava uma desilusão tão grande para mim.

Este Eat, Pray, Love foi uma desilusão com um D. Primeiro porque mudaram tantos pormenores no filme, pormenores esses que eram até bastante importantes para a cadeia de acontecimentos na vida de Liz. Segundo porque apesar de terem mudados várias coisas, não existiu o cuidado de tentar minimizar estas mudanças. Ou seja, poderiam ter feito estes ajustes mas que os fizessem de forma a que a história continuasse, no seu núcleo, a mesma. Pronto, simplesmente mudaram. A parte de Bali então, pode dizer-se que muito pouco tem que ver com a do livro.

Não gostei do Javier Bardem como Felipe. O português brasileiro daquele homem é um bocado assustador! 😛 E nem vou começar a falar sobre colocarem um actor espanhol a representar o papel de um brasileiro.
A Julia Roberts esteve ligeiramente melhor, acho que conseguiu passar alguma da força da personagem de Liz. No geral, se não tivesse lido o livro antes, até poderia ter gostado deste filme. Ele foi recortado e montado de forma a que fosse um filme altamente romanticizado – especialmente aquela parte final, que parvoíce – mas como adaptação cinematográfica baseado na obra de Elizabeth Gilbert, não me convence.

(opinião ao livro aqui)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s