Livros versus Tv #24

O Rapaz de Pijama às Riscas era um filme que tinha imensa curiosidade em ver. Já tinha lido o livro do autor John Boyne em 2011, mas ainda não tinha tido oportunidade de ver o filme. Há uns dias atrás, sentei-me no sofá e foi este filme o escolhido para a sessão. 
O livro, memorável já de si, fez com que as minhas expectativas estivessem altas. Contudo, posso dizer que o filme se encontra à altura das mesmas.  Sem dúvida alguma posso afirmar que este filme está muito fiel ao livro e engraçado é que acabei por apontar ao Hugo do filme as mesmas falhas que tinha apontado ao Hugo do livro. 
Isto é que ser fiel à obra. 
Emocionei-me no final, porque sinceramente, como é possível o contrário? É um relato muito intenso, muito triste, mas também tem muita beleza. 
Ah e o Asa Butterfield… credo, o miúdo é maravilhoso. 
Recomendo sem qualquer reserva. 


(daqui)

10 thoughts on “Livros versus Tv #24

  1. Este filme é fantástico… Emocionalmente intenso, quase parece real, quase que nos sentimos arrastados naquele cenário. Sentimos vontade de saltar para dentro do filme e mudar as coisas. É uma verdade muito crua e que ainda custa a querer que há bem menos de cem anos o mundo estava emergido neste terror.

  2. Concordo plenamente contigo Silvana. Eu adoro este período histórico porque é algo tão monstruoso que até chega a ser fascinante tentar perceber e compreender as mentalidades de então.
    Leste este livro ou só viste o filme? Se não leste, recomendo. Também é muito bom. E de intenso, tem tudo.

  3. Só vi mesmo o filme! Sim… Tenho mesmo de ler o livro pela a tua opinião é imperdível!!!
    Eu também gosto particularmente deste período histórico absorvo tudo aquilo que consigo encontrar (documentários, livros, relatos de pessoas que viveram este terror). Foi das partes das aulas de história que mais me ficou, mesmo já tendo sido à alguns anos (desde o 9, por isso para aí uns dez anos).

  4. Eu acho que irias gostar bastante de ler o livro! Por acaso também foi das coisas que mais rapidamente me ficaram na memória. Eu adorava a disciplina de História na altura, mas esta época histórica ainda me continua a fascinar e a interessar!

  5. :). Acho que ias gostar de um documentário sobre Auschwitz na altura em que se assinalavam os 65 anos do fim deste campo de concentração. Na altura passou na RTP2 e eu fiquei agarrada aos depoimentos de antigos refugiados! Foi um dos melhores documentários que já vi. Tenho a sensação que o documentário pertencia à BBC. Não sei se chegaste a ver. Talvez esta disponível aqui na internet.

  6. Eu vi esse documentário! É daquelas experiências que até parecem irreais, não é? Eu às tantas perguntava-me : Mas meu Deus, como é que isto pôde ser real?

  7. Sim… Chorei imenso com o documentário! É abismal ver aquilo por que as pessoas tiveram que passar. Ao mesmo tempo admiro a forma como sobreviveram. Infelizmente acho é que nunca ultrapassaram o terror daqueles dias. É impossível! Por muito que se tente mostrar o contrário!

  8. É mesmo. Eu não consigo transportar isso para a minha realidade, claro. Mas não consigo imaginar tanto sofrimento. É de fazer chorar as pedras da calçada. 😦

  9. Eu também adorei este filme e chorei imenso….
    Fui vê-lo por acaso mas tocou-me tão profundamente…. é lindissimo.
    E sim o miudo é maravilhoso. Aqueles olhos azuis quase que nos trespassam….

    Depois acabei por ler também o livro e gostei bastante.

Leave a Reply

