O Beijo das Sombras

A Primavera chegou à Academia de São Vladimir, e Rose Hathaway está quase a graduar-se. Chegou também o momento em que Rose tem de lidar com os seus pensamentos cada vez mais sombrios, o seu comportamento errático, e pior que tudo, ela acha que anda a ver fantasmas… Tudo isto porque teve de matar os seus primeiros Strigoi. 
E enquanto Rose põe em dúvida a sua própria sanidade mental, novas complicações se avizinham: Lissa recomeça as experiências com a sua magia, o seu inimigo Victor Dashkov pode ser posto em liberdade, e a relação proibida de Rose e Dimitri aquece mais uma vez. Mas quando uma ameaça mortal que ninguém podia prever transforma todo o seu mundo, Rose terá de arriscar a própria vida e escolher entre as duas pessoas que mais ama.
 
 
ISBN: 9789896660284 – Contraponto / 2011 – 336 páginas
 
Depois de Rose e os seus amigos terem sido raptados por um bando de Strigoi, que andam atrás dos membros das famílias reais dos Moroi para os matar e exterminar a raça de vampiros, é inevitável que a vida na academia esteja algo diferente. Rose, que já era conhecida no meio social da escola onde anda a treinar para ser guardiã de Lissa – a sua melhor amiga – acaba por se tornar ainda mais conhecida, mas não pelas razões que ela talvez gostaria. 
O ambiente na escola é algo pesado, pois os últimos acontecimentos não são exactamente felizes. Especialmente quando Rose descobre que Victor – seu antigo inimigo – só agora irá ser julgado e que poderá existir uma possibilidade (ainda que ínfima, que este possa sair em liberdade). Além disso, Victor é a única pessoa que sabe da atracção que existe entre Rose e o seu mentor sete anos seu sénior, Dimitri. O medo de que Victor diga a verdade acaba por desgastar Rose, que está a seis meses de se graduar como guardiã. Quando começa a ver fantasmas, à primeira, culpa o seu estado de stress, mas parece que afinal, os tais fantasmas que ela está a ver, têm um aviso muito importante para lhe dar…Eles vêm aí!
 
O final do segundo livro da série Academia de Vampiros, Beijo Gelado, acabou de uma forma propositadamente aberta e intensa, para criar expectativa nos leitores. Logo que acabei esse livro, passei para o terceiro porque não conseguia esperar para saber o que ia acontecer a seguir com Rose e companhia. 
Quem tem acompanhado o blogue nos últimos dias, já se apercebeu que eu ando completamente viciada nesta série de Richelle Mead. Não tenho lido mais nada e estes livros têm sido uma surpresa muito boa dentro deste género literário. Nunca esperei ficar tão “agarrada” a estes pequenos livros, mas a verdade é que não tenho conseguido pensar em mais nada se não ler mais, para conseguir descobrir qual é o passo que vem a seguir.
A escrita da autora é agradável, com um discurso que fluí de maneira muito natural. O leitor rapidamente entra neste mundo e sente-se mesmo parte integrante do mesmo. Os personagens são cativantes e o enredo é sempre cheio de movimento e acção.
Por outras palavras, estes livros são uma mistura de mistério, acção e romance. Tudo no mesmo pacote. E escrita da forma dinâmica como Richelle Mead faz, quem é que consegue resistir?
Eu pelos vistos, não. 
 
Este terceiro livro não foi nenhuma excepção. Já estava à espera de gostar e tinha algumas teorias para o que pudesse vir a acontecer. À semelhança dos livros anteriores descobri umas coisas, fiquei surpreendida com outras. É um livro com bastante acção, tal como os outros. E por isso, é impossível que haja algum momento mais aborrecido. 
Contudo, este livro acabou por se revelar ligeiramente diferente dos seus antecessores. Isto porque a relação entre o Dimitri e a Rose é explorada de uma forma diferente e mais definitiva neste terceiro volume. Creio que este poderá ser um dos picos mais altos na relação deles (que eu tanto adoro). 
A Rosa deste livro também é diferente. É uma Rose mais crescida, quase a perfazer os 18 anos de idade. É uma Rose que apesar de tão nova, já viveu muito e já passou por muito. E que, mesmo assim, se levantou e continuou a viver. E a crescer. 
Gosto imenso de como todos os personagens da autora têm evoluído neste série. Tem sido um prazer ver como é que a autora lida com todas as personalidades diferentes que criou e a forma como as faz crescer e evoluir está muito bem pensada. 
Como já disse noutra opinião, são personagens que valem a pena conhecer. 
 
Confesso que o final deste livro me deixou boquiaberta. Cheguei ao fim e mal conseguia respirar de ansiedade. Fui apanhada completamente desprevenida e admito que tenho um pouco de receio de como a história poderá evoluir a partir daqui. Contudo, tenho fé que a autora vá escrever outro sucesso, porque até agora não estou desiludida com a forma como a história se tem desenrolado. 
Vamos lá ver como é que a série se vai processar a partir deste momento sem igual. Tenho a sensação de que o quarto livro vai ser um ponto de viragem na Academia de Vampiros muito importante. 
 
Opiniões da mesma autora:
 
 

6 thoughts on “O Beijo das Sombras

  1. Realmente viciante esta série! A partir daqui não te posso dar mais pistas porque não li mais nenhum da série. Mas o final deste livro é qualquer coisa, deixa-nos a mil.

    Tal como tu também espero que as coisas evoluam favoravelmente.

  2. É mesmo! 😀
    Estou mesmo muito contente por ter lido esta série e que não tenha ficado mais tempo na prateleira à espera. Também espero que consigas ler o quarto livro rapidamente…. 😀 Seria giro depois trocarmos opiniões!

  3. Tal como a Silvana, este foi o último livro que li da série, por isso não sei o que se passa a seguir. Mas, tal como tu, eu temo pelo futuro da série, embora acredite que a autora vai surpreender.
    Já vi que estás a ler o quarto, por isso aguardo a tua opinião.

  4. Sim seria! Não sei quando o irei ler. Ainda não está na biblioteca e não sei quando, ou se chegará! Mas aguardo aqui a tua opinião! Pensa que há sempre um momento certo para lermos os livros, por isso talvez este tenha sido o teu momento de leres esta série! 😉

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s