Academia de Vampiros

Lissa Dragomir é uma princesa Moroi – um vampiro mortal com um laço inquebrável com a magia da Terra – e deve por isso ser protegida dos Strigoi, os vampiros mais ferozes e mais perigosos – os que nunca morrem. Rose Hathaway, a melhor amiga de Lissa, é uma Dhampir – nas suas veias corre uma poderosa mistura de sangue de ser humano e de vampiro. Rose tem como missão proteger Lissa dos Strigoi, que tentam por todos os meios tornar Lissa uma deles. Após dois anos de uma liberdade proibida, Rose e Lissa são apanhadas e arrastadas de volta à Academia São Vladimir, escondida nas profundezas da floresta de Montana. Aí, Rose deverá continuar a sua educação de Dhampi, enquanto Lissa será educada para se tornar a rainha da elite Moroi. E ambas voltam a quebrar corações na Academia. No entanto, é dentro dos portões de ferro de São Vladimir que a segurança de Lissa e Rose está mais ameaçada. Os horríveis e sanguinários rituais dos Moroi, a sua natureza oculta e o seu fascínio pela noite criam um enigmático mundo repleto de complexidades sociais. Rose e Lissa vêem-se forçadas a deslizar por este perigoso mundo, resistindo à tentação de romances proibidos e nunca baixando a guarda, ou os Strigoi farão de Lissa um deles para a eternidade…
ISBN: 9789896660901 – Contraponto / 2011 – 264 páginas

Rose Hathaway e Lissa Dragomir são melhores amigas e Rosa é a guardiã de Lissa. Os guardiões são chamados dhampir, metade humanos e metade vampiros. São os guarda-costas dos Moroi, raça de vampiros que têm uma ligação íntima com magia. Respeitam os seus poderes e levam uma existência de harmonia com a Terra. As doze famílias reais dos Moroi são aqueles que poderão num futuro próximo ser o próximo líder da raça e por isso, a política é muito importante. Lissa é a única sobrevivente da família real Dragomir e por isso, a pressão está sempre presente no seu dia-a-dia. Muito mais agora que ela e Rosa descobrem que Lissa tem poderes únicos e algo perigosos para a sua própria existência. 
Por isso, acabam por fugir da escola privada que frequentam – Academia de São Vladimir.  Contudo, dois anos depois desta fuga, são apanhadas pelos guardiões da Academia e Rose acaba por ter que recuperar o tempo perdido com mais aulas e mais treinos, se quiser tornar-se guardiã oficial de Lissa. O seu mentor é Dimitri, um dhampir russo de 24 anos, que é irresistível em todas as frentes. 
Entre os dois, começa a nascer uma atracção inegável, mas além dos sete anos que os separam – que é um obstáculo para uma possível relação entre eles – o dever tem de ser a única prioridade dos dois. 
E essa prioridade chama-se Lissa, que anda a ser perseguida por alguém que quer controlar os seus poderes únicos. Serão os Strigoi, os vampiros imortais que querem acabar com a existência dos vampiros Moroi?

Esta série – Academia dos Vampiros – da Richelle Mead sempre me suscitou alguma curiosidade. No entanto, quando a moda dos vampiros se tornou incomportável, deixei de ter vontade de ler estes livros. E por isso, este livro esteve quase um ano à espera para ser lido. Finalmente voltei a ter vontade de lhe pegar e escolhi estrear-me com esta autora, entrando neste novo mundo com algumas expectativas. 
Apesar das expectativas, bem lá no fundo, não sabia o que esperar. Como se sabe, eu não sou propriamente fã do género young-adult, mas tenho que reconhecer que já tive imensas e boas surpresas. Existem aqueles livros que não são nada de especial e que se tornam chatos por terem todos aqueles dramas intermináveis adolescentes e triângulos amorosos que são escritos de maneira pouco inventiva ou mesmo cativante. 
Mas como já tinha visto boas opiniões a este livro tive alguma esperança que este se revelasse ser um bom livro dentro deste género. 
E sinceramente, gostei bastante da estreia. Surpreendeu-me bastante pela positiva.

A escrita da autora é muito boa. Embora as primeiras 100 páginas da narrativa tenham evoluído de forma um pouco lenta e vagarosa, o resto do livro leu-se num instante. Como digo, a escrita de Richelle Mead é cativante e fácil de seguir. O enredo do livro até é algo original, tendo em conta que vampiros é uma temática já muito batida. Gostei sinceramente do mundo que ela criou e conseguiu de facto agarrar o meu interesse. 
Ao início, como acontece em qualquer início de série, fiquei um pouco confusa com as particularidades de cada espécie (Moroi, Strigoi e Dhampir) mas rapidamente se apanha o jeito da coisa. 
Este livro também tem uma ponta de mistério e esse revelou ser mais um factor positivo para que a leitura deste livro fosse uma agradável. E confesso que fui surpreendida com o vilão. Apesar de agora parecer algo óbvio, na altura em que estava a ler o livro e a acompanhar a história, não desconfiei que o vilão fosse quem se revelou ser. 
Além disso, os personagens não são o típico young-adult (ou pelo menos o típico que eu não gosto nestes livros). Rosa é daquelas personagens que ainda hesita em algumas coisas, mas que é uma pessoa muito mexida, determinada e tem um carácter único. Tem sempre uma resposta na ponta da língua e apesar de ela ter tido algumas atitudes durante o livro com as quais não concordo, posso dizer que foi uma personagem que me surpreendeu. 
Já o Dimitri não é o típico herói deste tipo de livros. Para já é bem mais velho que a Rose e logo por aí, é algo que o distingue neste mundo young-adult. É uma personagem muito forte, igualmente determinada e é daqueles bad-boys a que ninguém consegue resistir. Tem um sentido de moral muito claro e é um profissional nato naquilo que faz. Confesso que estou ansiosa para o conhecer melhor. 

E podia dizer bem de todos os outros personagens (de importância) que apareceram neste livro. O conjunto de personagens deste livro admirou-me pela sua construção, pelas suas personalidades e por serem tão realistas, apesar de não estarmos a falar de meros humanos. 
Com isto, posso dizer que é um livro de leitura muito fácil que consegue agarrar a atenção do leitor com muita facilidade. A entrada para este mundo faz-se de uma forma algo subtil, mas ao chegar ao final deste primeiro volume, sente-se a necessidade de continuar. Para saber mais, para viver mais. 

E é por isso que passei instantaneamente para a leitura do segundo livro da série. Espero que seja uma surpresa tão boa quanto este livro foi.
Este Academia de Vampiros marcou uma estreia óptima para a autora Richelle Mead. 

Advertisements

11 thoughts on “Academia de Vampiros

  1. Olá Filipa,
    Acho que vais gostar da continuação da série.
    Comecei a ler a série pelo segundo volume. Por isso, não li este que comentas aqui. Mas concordo contigo naquilo que disseste sobre a série. Para mim, é a série de vampiros mais original que li até ao momento. Os finais dos livros deixam-nos me pulgas para o seguinte. Ainda só li mais o terceiro volume, e ando muito curiosa para saber o que vai acontecer… O terceiro volume deixa-nos mais na expectativa do que este segundo.
    Espero que gostes…
    Beijinhos e Boas leituras!

  2. Isso é uma óptima notícia. Eu fiquei mesmo muito agradada com este primeiro volume. Só espero gostar igualmente do segundo. É bom ter boas opiniões, fico logo mais entusiasmada. 😀
    Boas leituras igualmente,

    Beijinho!

  3. Terminei à pouco de ler o terceiro volume e, tal como a Silvana, estou em pulgas para ler a continuação.
    A série Academia de Vampiros é a única de YA que sigo, por isso percebo perfeitamente que também tenhas esperado para a começar (e com a moda dos vampiros, então …).
    No geral concordo com a tua opinião e tenho quase a certeza que vais gostar muito da continuação.

  4. Patricia V. says:

    Ola! Eu gosto muito de Academia de Vampiros, ainda só tive oportunidade de ler os primeiros 4 livros e simplesmente adorei-os!
    Caso não saibas, vai fazer uma adaptação ao cinema destes livros,chama-se Vampire Academy: Blood Sisters – e vai estrear em 14 de Fevereiro de 2014 (menos de um ano), também já escolheram as personagens principais Rose – Zoey Deutch; Lissa – Lucy Fry; Dimitri – Danila Kozlovsky, porem ainda nao começaram as gravações.
    Aconselho-te a continuar a ler esta saga porque realmente acredito que vais adorar 🙂

  5. Já tinha ouvido isso, sim. E fiquei muito curiosa. Com certeza que vou continuar a ler a série, já estou no quarto! 😛
    Gosto do cast até, parece-me adequado! 😀
    O Dimitri não é exactamente como eu o imaginava, mas está lá perto! 😀

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s