Livros versus Tv #23

Há uns dias vi o filme Bel-Ami. Li o livro, um clássico bastante conhecido, no verão de 2012 e apesar de não ter gostado muito do livro e de ter desprezado a personagem principal, Georges Duroy, não podia deixar de estar curiosa quanto à adaptação cinematográfica deste clássico da literatura. 
Primeiro que tudo, este filme, tal como o livro deixou-me uma impressão bastante forte. O que quero com isto dizer é que embora eu não vá incluir esta obra, nem este filme no meu Top 10 de favoritos (quer de livros ou filmes) acho que ambos me deixaram uma forte sensação de indignação, mas também de um bom trabalho executado.
O Robert Pattison esteve perfeito enquanto Georges Duroy. Eu acho que ele conseguiu captar a essência da personagem na perfeição e acabei o filme a odiá-lo pela falta de princípios que ele tem, mas também a admirá-lo pela sua tenacidade, pela sua determinação e pela ambição, embora mal direccionada – na minha opinião.

De facto, chegando ao final do filme as primeiras palavras que me vieram à cabeça foram: “este filme acabou de me lembrar exactamente porque é que eu não gostei do livro” e  recordou-me porque é que foi uma leitura que embora eu não tenha gostado, ainda hoje me seja fácil recordar. 

Não sei dizer do qual gostei mais, se do livro ou do filme. Acho que para quem leu o livro e não tenha gostado como eu, é mais fácil gostar e apreciar o filme. E bem vistas as coisas, foi um par de horas bem passado no sofá.


(daqui)

4 thoughts on “Livros versus Tv #23

Leave a Reply

