O Verão dos Segredos

1989
Os recém-casados Danny e Harriet chegam à sua paradisíaca lua de mel nas Caraíbas. Dias depois, Harriet regressa a casa. Danny fica destroçado, mas encontra consolo nos braços de duas mulheres. Nove meses depois, nascem três meninas… 

2010
Megan deixa o seu namorado de infância para trás no Reino Unido e vai em busca do pai há muito perdido. A quilómetros de casa, encontra a tentação em cada esquina. 
Esmé, uma beldade mexicana, casou com Miguel aos quinze anos. Ao desvendar os segredos do seu passado, poderá libertar-se dos grilhões do casamento forçado? 
Claudia levou uma vida de privilégio, mas nunca soube realmente o que era ser amada. Poderá David ser a resposta?
ISBN: 9789897260247 – Quinta Essência (Leya) / 2012 – 380 páginas

Dois recém-casados chegam à Cidade do México para passar a sua lua-de-mel, mas o casal não é propriamente feliz e a lua-de-mel rapidamente azeda, com o casal a separar-se. Harriet volta para Londres para os braços do seu amante, enquanto que Danny encontra três mulheres com quem encontra breves momentos de paixão. Contudo, pouco tempo depois destes três casos terem acontecido, Danny desaparece sem deixar rasto e é inclusive, declarado morto por alguns. Como herança deixa uma casa numa ilha, para que se tiver filhos, estes os possam reclamar.
O que ele não sabia é que tem três filhas, nascidas dos seus casos. Megan, Esmé e Claudia vão as três procurar o pai que nenhuma delas conhece na ilha Des Amparados, um cenário que tanto de misterioso e paradisíaco tem. 
Apesar de o objectivo de cada uma ser encontrar um pai e algumas respostas ao mistério do desaparecimento de Danny, todas elas vão encontrar muito mais do que isso. Talvez aquilo que andem à procura seja um motivo para viverem, sem que o passado seja uma sombra constante nos seus caminhos. Talvez aquilo que procurem seja felicidade.

Esta autora foi outra estreia de 2013. Parece que ando a investir na leitura de novos autores e a tentar descobrir coisas novas. Fiquei interessada neste O Verão dos Segredos de Alison Lucy pela sua sinopse misteriosa e pela capa apelativa. Verdade seja dita, as opiniões que já tinha cuscado não abonavam muito a favor desta leitura e portanto encontrava-me um pouco de pé atrás. Mas como, de vez em quando, gosto de ler um romance com um pouco de mistério à mistura, esta obra pareceu-me uma escolha acertada.
A escrita da autora é bastante fluída, o que me surpreendeu sinceramente. Acho que fui com a mente toldada para esta leitura e talvez seja por isso que acabei por gostar mais. Gostei da escrita, leve e agradável, o que permite uma leitura contínua sem grande cansaço mental. 
A autora conta-nos uma história de laços familiares, de amor e de amizade com um mistério a desvendar. Gostei da combinação. Ainda que não achasse o livro nada de espectacular  foi uma leitura que me conseguiu agradar bastante. Os romances que se geraram durante o enredo, foram bonitos, mas sem nada de exageros. O mistério foi bem construído ainda que não demasiado surpreendente. 
As paisagens que a autora descreve são de sonho, que deixam qualquer um com água na boca. Trouxe-me um pouco de calor para temperar este frio que se tem sentido. Trouxe-me sabor a praia, sabor a bolas de berlim e a dias passados na toalha, a tomar banhos de sol. Trouxe-me sabor a férias. E trouxe-me descontracção.

Apesar de nunca ter considerado o México um país a visitar pelo menos urgentemente (especialmente devido às notícias que se vêem na televisão sobre as cidades fronteiriças com os Estados Unidos da América e os problemas dos cartéis da droga que assolam o país), fiquei com imensa vontade de visitar Cancún. Contudo, a autora não se deixou apenas levar pelos cenários paradisíacos. Mostrou-nos um pouco de todas as realidades do México e acho que foi isso que mais gostei. Gostei de ver as várias facetas deste país, ainda que tenha sido por escrito e não ao vivo. Creio que possa ter sido uma imagem muito fiel, embora não possa julgar por mim mesma, visto que nunca lá fui.  

Gostei da leitura e não me desiludiu.   


      
One thought on “O Verão dos Segredos

Leave a Reply

