Estados de Espírito #29

Eu adoro esta época festiva que dura desde o Natal até ao primeiro dia do ano que começa. 
Porquê?

Porque é das poucas oportunidades que tenho oportunidade de juntar o núcleo da família todo no mesmo sítio. Sentamo-nos todos apertadinhos, comemos doces e à tardinha, depois da volta para digerir o almoço (à qual às vezes eu falto) é tempo de juntar o pessoal todo nos sofás em frente à televisão. Os filmes normalmente não são lá grande coisa, mas é nestes momentos que eu aproveito para ir olhando para cada um dos meus familiares e apreciar o quanto de ano para ano mudamos.
Contudo, este ano faltou um dos elementos do núcleo e isso pesa-me no coração. Porque o tempo não pára e por vezes esqueço-me que o avanço dos anos significa também mais idade, mais vulnerabilidade e fragilidade.

Temos tendência para pensar que as pessoas que amamos são imortais. Estamos enganados, claro. Mas de uma coisa tenho a certeza – as pessoas que mais amamos são eternas. Eternas na nossa memória, nos nossos corações. E, de uma forma ou outra, estão sempre presentes.

Por isso, hoje vou aproveitar o tempo que me resta e fazer valer o tempo que tenho com o elemento que tanta falta fez na reunião natalícia. Vou memorizar as suas feições e vou agradecer pela possibilidade de ainda a poder ter aqui. Porque não é um Natal verdadeiro quando não o passas connosco. 

One thought on “Estados de Espírito #29

  1. Entendo perfeitamente o sentimento, Filipa. O meu avô, o sábio ancião da família, partiu no início deste mês. E foi estranho estar no lanche de Natal e não o ver sentado à mesa, rodeado dos netos mais velhos a conversar.
    Esteve presente nas fotos da “Family Story” preparada pelas primas mas não foi a mesma coisa. Por enquanto vai pairar aquela tristeza de não ouvir a sua voz…

    Bom ano de 2013 e boas leituras 🙂

Leave a Reply

