Livros versus Tv #10

Pilares da Terra – a mini série. 





Desde que li o livro do Ken Follett, que andava maluca para ver a mini série, que saiu em 2010. Como adorei os livros, estava curiosíssima para saber se a série se igualava às obras literárias. Devo dizer, logo em primeiro lugar, que a escolha do elenco está brilhante. Os personagens estão muito, muito próximos daquilo que eu os imaginava ser. Especialmente o Tom e o Jack. (O Eddie Redmayne, que regalo.)A única excepção foi o Walleran, que imaginava-o com uma cara mais inocente, para melhor enganar os outros. Não consegui ver logo a série após ter acabado os livros, que era o meu plano, mas ainda bem que não o fiz, pois assim pude prolongar o tempo em que vivi neste mundo maravilhoso do séc. XII em Inglaterra. 
A série não é 100% fiel ao livro, contudo, acho que as pequenas mudanças que existiram na série foram bem-vindas e encaixaram de uma forma perfeita na série. De nenhuma forma mudaria a série e isso surpreendeu-me, pois normalmente até costumo gostar mais dos livros. O que abona a favor da série, além dos excelentes actores e actrizes do elenco, é o transporte visual que é possível os leitores fazerem.Existem certas cenas nos livros que para mim, são difíceis de imaginar, especialmente cenas de batalha, conflitos e guerras. Também não consegui imaginar muito bem como seria a catedral e adorei que a série desse vida àquilo que eu não consegui forma com tanta precisão na minha cabeça. Parece que tudo aquilo que imaginei, de um momento para o outro, era real. Era tangível. A sensação é glorificante. 
É uma série brilhantemente produzida, com uns cenários fabulosos. Adorei do início ao fim e tenho pena que os oito episódios tenham passado tão depressa, com apenas 1h (sensivelmente) por cada um. O final então, está qualquer coisa. Até me arrepiei. 


| daqui |




10 thoughts on “Livros versus Tv #10

  1. É um livro (na realidade 2 🙂 ) que já está na minha wishlist há algum tempo e pelos comentários que tenho lido e pela pontuação no goodreads ainda vou tentar adquiri-los ainda este ano…

    E já tenho a série pronta… mas só vou vê-la depois de ler os livros 🙂

  2. Pois, eu disse um livro porque li em inglês, daí o singular! 😛
    Acho que é uma aquisição que vale a pena, Rodrigo! Se entretanto gostares destes dois livros e da série, tens a sequela: Um Mundo sem Fim. Que também contou com uma adaptação televisiva!

    Ah e o Ken Follett tem um pequeno papel nesta mini série dos Pilares! 😀
    É muito engraçado vê-lo a representar!

  3. Olá Filipa,
    O Ken Follett aparece?? Não fazia ideia.
    Sabes que eu não gostei da série..mas tenho de voltar a vê-la. Eu mal acabei de ler os livros vi logo a série, e acho que tinha toda a história tão presente que não consegui tirar distanciar-me do papel para conseguir aproveitar esta adaptação.
    É o problema de ver logo na tv o que acabamos de ler 😦

  4. Bem, eu sou uma vergonha, pois tenho a série no disco externo para ver e ainda não o fiz. Sempre que penso em abrir a pasta de diz “Pilares da Terra” distraio-me com qualquer coisa. No entanto, vou tentar ver, pelo menos, um episódio por dia.
    Quanto ao livro, está em estado de espera numa “pequena” lista que tenho.

    Boa semana!

  5. Já eu tenho opinião contrária, não fui apreciadora da série. Concordo que o casting foi bem feito, talvez com a excepção da mãe do William que agora me falha o nome, e em termos visuais está bem conseguida mas merecia muitos mais episódios. Os anos passam num abrir e fechar de olhos mantendo-se as personagens inalteráveis e isso impediu-me de adorar a série.

  6. Ellen talvez? Também me está a fugir! 😛
    Tenho que concordar contigo, merecia muitos mais episódios! Só tenho pena que não tenhas gostado, embora consiga perceber perfeitamente o porquê!

  7. Já acabaste de a ver?
    A minha opinião é muito coincidente com a tua. Também não me importei nada com as mudanças e eu vi a série à medida que li o livro. Adoro cena final da Catedral e a pequena aparição do Ken Follet. Dá uma mística de sabor diferente à série:).

  8. Pois é. Demorou mas foi. Vi um episódio por dia, mais coisa menos coisa. 😀
    Não é? Aquela cena final ficou tão bem! Adorei ver a forma como eles mostraram a passagem do tempo. É uma visão que fica na memória!

Leave a Reply

