Breve História de Amor

Breve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes. 

Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos.

Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos. 

Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.
ISBN: 9789892316574 – Edições Asa / 2011 – 161 páginas


Breve História de Amor é uma colectânea de pequenas histórias de amor, como o título muito bem indica. Alguns destes contos foram publicados na revista Domingo, do Correio da Manhã. Na verdade, não há muito que dizer sobre este livro fala. Fala sobre amor. Fala sobre o quotidiano e a forma como o amor pode aparecer sem aviso e inesperadamente. Fala sob encontros, desencontros e reencontros. Tenta mostrar como a malha das relações humanas pode ser tão complicada, mas tão bela ao mesmo tempo, porque para nós, o amor é tudo. Fala sobre destino, sob acções que tomamos, parecendo-nos insignificantes, mas que mais tarde percebemos que significam tudo.

Não estava a contar ler Tiago Rebelo tão cedo. Isto porque, a minha primeira experiência que tive com o autor não superou as minhas expectativas. Contudo, este título falou comigo. A sério. Sempre que eu lhe dizia “não, tu ainda não és para já. Quero guardar-te durante mais um pouco”, ele contrariava-me e dizia de volta “mas eu tenho um título tão sugestivo, tão romântico, tu sabes que me queres ler”. Quem acabou por ganhar a batalha foi o livro, como podem verificar. E assim foi, sabendo eu que tinha de dar oportunidade ao autor de me mostrar mais do seu trabalho, porque eu ainda não estava disposta a desistir da sua escrita. E posso dizer que a experiência se revelou melhor, sem dúvida.
Normalmente não costumo apreciar contos, devido à curta extensão dos mesmos, o facto de não podermos criar uma relação mais estreita com os personagens e o facto de o enredo ser tão fugaz, parece que mal o começamos a ler já ele nos escapa dos dedos. Por isso, não sabia muito bem o que devia esperar deste Breve História de Amor
Já percebi que Tiago Rebelo é um romântico. Acredito nisso muito fielmente e apenas com duas obras dele lidas. Este sentimento, de amor, está sempre muito presente nas suas palavras, mesmo que subliminarmente  Os seus personagens masculinos tem todos uma aura de romantismo e simbolismo à sua volta. Não sei explicar muito bem o que quero dizer, mas os seus personagens masculinos são sempre homens que sentem muito, que são apaixonados e que dão uma aura de paixão e de sofrimento em tudo o que fazem no seu dia-a-dia. Com isto, acredito que estes pequenos pormenores são um simbolismo em si mesmo. Simbolismo de que o autor está a dar uma parte de si a cada personagem, uma parte do seu romantismo, que transborda para os seus trabalhos. 
Claro que isto, sou eu a extrapolar e nada mais. Mas com os livros deste autor permito-me dar largas à sua personalidade, talvez por ele ser português, talvez por ser dos poucos autores em que reconheço tanta intensidade ao escrever sobre amor, sobre perda, sobre desencontros. 

Voltando ao livro, apesar de pequeno e apesar também de ser uma colectânea de contos, o autor conseguiu verdadeiramente captar o meu interesse. Gostei da brevidade das histórias, sem me dar possibilidade de me integrar muito na vida dos personagens. Deu-me a sensação de ir andar pela rua e ter estes breves vislumbres, que isto poderia de facto acontece. Eu poderia ser testemunha de alguma destas situações nos meus passeios diários entre São Sebastião e Campo Pequeno, ver as pessoas ao meu redor e assistir a algumas cenas (como de facto, já aconteceu). De modo geral gostei de todos os contos porque (uns mais que outros) têm todos uma carga emocional muito grande e são todos histórias bastante verosímeis.

Gostei bastante e recomendo para quem gosta de ler pequenos contos que retratam de uma forma muito verdadeira a panóplia de sentimentos característicos da nossa natureza humana.  
Para aqueles que estão curiosos, já escolhi o próximo livro do autor que lerei: Uma Promessa de Amor. Foi outro título que falou comigo. (Os títulos das obras deste autor estão fantasticamente cativantes. Parabéns).
Um autor português que ainda me irá surpreender ainda mais, espero. 

Opiniões do mesmo autor:



  

Leave a Reply

