A Mecânica do Coração

Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo – um relógio de madeira – no seu peito, para ajudar o coração a funcionar. A prótese resulta e Jack sobrevive, mas com uma contrapartida: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração – o mecânico e o verdadeiro – de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade. Um conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol.



ISBN: 9789896660734 – Contraponto / 2010

Jack é um bebé muito especial. Não só nasceu no dia mais frio em todo o mundo, como o seu coração revela ter nascido congelado. A doutora Madeleine, responsável por trazer o pequeno e pálido Jack ao mundo e especialista em criar soluções para deficiências corporais, decide incorporar um mecanismo nunca antes visto, em Jack, para que o seu coração consiga trabalhar de uma forma normal. O verdadeiro senão desta cirurgia é que o coração de Jack é mais frágil do que um coração normal. As batidas do seu coração, são respondidas pelo tick-tack do relógio de cuco e como este é constituído de madeira, não aguenta tão bem as emoções fortes. E desde cedo, a doutora Madeleine tenta instruir Jack a proteger o seu coração disso mesmo. De facto, Madeleina tenta preveni-lo e avisa-o que tem que proteger o seu frágil coração de cuco da emoção mais forte de todas: o amor.

No entanto, na sua primeira ida à cidade de Edimburgo, conhece uma cantora. Aquela que será o seu primeiro amor, aquela por qual ambos os seus corações batem mais forte. Jack que, apesar de todos os avisos que a Drª Madeleine lhe fez, não quer deixar escapar esta oportunidade de verdadeiro amor, parte em busca da sua cantora com o objectivo de a conquistar. 
O amor levá-lo-á até Andaluzia de onde a sua amada é natural e juntos vão descobrir-se a si e ao amor. Mas nem tudo é feliz e Jack vai aprender muito durante esta viagem emocional. 

Este livrinho muito pequenino acabou por se revelar uma grande surpresa. Já tinha ouvido falar muitas maravilhas sobre esta pequena obra, que em pouco mais de uma centena de páginas consegue dar ao protagonista e a nós, leitores, uma grande lição. Uma lição para recordar nos momentos tristes, para ensinar aos outros e para relembrar com um sorriso.
Gostei imenso da escrita do autor, que com uma simplicidade única consegue aproximar-nos das suas personagens algo excêntricas. Cada um deles tem o seu quê de especial e por isso mesmo, vou lembrar cada um deles com carinho grande. 
A verdade é que achei uma história tanto comovente quanto delicada. Com contornos fantasiosos o autor pega naquilo que conhecemos como emoções e mostra-as ao mundo, sem receio de nada. Elas estão lá, para quem as quiser  conhecer e compreender.  Achei fantástico a maneira como o autor pegou nestes personagens que à partida podem parecer algo patéticos e estruturou um enredo forte, lógico e acima de tudo, muito doce em todas as suas entrelinhas.

Adorei esta descoberta e acredito que este é um conto-de-fadas, tendendo para o estilo gótico, que todos deveriam ler. (Onde andam vocês, fãs de Tim Burton?Ide ler este pequeno tesouro. Ide, ide!


  

4 thoughts on “A Mecânica do Coração

  1. Não conhecia a obra, mas devido à tua opinião entusiástica e a referência a Tim Burton tenho de ler. 😛

    Beijinhos e boas leituras.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s