Uma Noite de Amor

Numa manhã perfeita de Maio… Neville Wyatt, conde de Kilbourne, aguarda a sua noiva no altar. Mas, para espanto geral, em vez da bela jovem que todos conhecem aparece uma mendiga andrajosa. Perante a nata da aristocracia, o perplexo conde olha para ela e declara que é Lily, a sua mulher! Ao olhar para aquela que em tempos desposou, que amou e perdeu nos campos de batalha de Portugal, ele compromete-se a honrar o seu compromisso… apesar do abismo que agora os separa. Até que Lily fala com franqueza… E afirma querer começar de novo… e que Neville a ame verdadeiramente. Para isso, sabe que terá de estar à altura das expectativas dele, o que a leva a aceitar ser dama de companhia da sua tia e aprender as boas maneiras. A determinada Lily rapidamente conquista a admiração da alta sociedade, demonstrando ser uma condessa à altura do seu conde. Por seu lado, Neville está disposto a tudo para provar à sua formidável mulher que o que sentiu por ela no campo de batalha foi muito mais que desejo, muito mais do que o arrebatamento de… Uma noite de amor.


ISBN: 9789892312354 – Edições ASA / 2012

O que faria se no dia do seu casamento, descobrisse que a sua mulher – que era acreditada como morta – afinal está viva? O que faria se visse o seu marido no altar à espera para tomar a mão da sua noiva? 

Neville Wyatt encontra-se prestes a tomar a mão da sua noiva, Lauren, quando repara numa mulher completamente diferente à sua espera. Esta chama-se Lily e para espanto de todos os que estão presentes neste evento da alta sociedade londrina, Neville declara que Lily é a sua mulher e que portanto, não poderá haver nenhum casamento com Lauren.
A história choca todos, pois Neville sempre esteve prometido à sua prima Lauren, desde criança. No entanto, os obstáculos para a realização deste casamento sempre foram muitos, a começar com a decisão de Neville de se juntar ao exército e este acaba por ser enviado para Portugal, para defender o país das invasões Francesas.
Aquando Neville se encontra em terra portuguesas conhece uma jovem por quem se apaixona e ultimamente, casa. Esta jovem é Lily, que rapidamente sofre uma tragédia e o tiro de que foi vítima, encontra-se muito perto do coração, sendo quase impossível a sua recuperação. Com isto tudo, Lily é acreditada morta por todos aqueles que conhece e mais importante, o seu próprio marido acredita que a perdeu no campo de batalha português. 
Foi para ambos, uma noite de amor incrível e inesquecível. Mas o passado veio para assombrar ambos e Neville e Lily terão de lidar com todos estes sentimentos complexos e todos os seus traumas para que possam ter um futuro juntos… 
Mas os obstáculos ainda não estão acabados, pois Lauren não parece ter aceite de bom grado esta situação e não irá deixar que o casal seja feliz para sempre. Uma história repleta de confusões emocionais e sentimentos contraditórios, mas acima de tudo, é uma história de amor com muita força. Porque sempre ouvi dizer que o amor supera tudo… é o que esperamos para ver.

Esta marcou a minha estreia com a escritora Mary Balogh. Nunca tinha ouvido falar desta autora até que as Edições ASA decidiram publicar a sua obra. Com uma edição muito bem trabalhada, com um título curioso e uma capa atraente, metade do trabalho está feito. E depois, a sinopse, apesar de parecer igual a tantos outros romances de época, faz notar que parte do enredo se passa em terras lusas. E isso ainda torna este livro mais interessante, logo à partida.  
Gostei bastante da escrita de Mary Balogh, é bastante fluída e tem um relato suave, que nos faz sonhar acordados, mas não se torna demasiado vaga. Constrói um caminho e mantém-se firme àquilo que pretende mostrar aos seus leitores.

No entanto, não consegui ter a mesma reacção positiva aos personagens que a autora criou. Os protagonistas não conseguiram captar a minha atenção, especialmente o protagonista masculino, que para mim é simplesmente execrável. Não compreendo as suas acções, nem as suas motivações e não gostei dele logo desde início. Isso manteve-se até ao final. Quanto à Lily, achei-a muito indiferente, uma personagem bastante neutra. Apesar de a autora ter querido passar a imagem de que estes personagens tinham sentimentos fortes e viviam com intensidade, nada disso transpareceu. Achei um casal muito pouco memorável e bastante neutro. 
A única personagem que transpareceu alguma intensidade foi a noiva de Neville e mesmo assim, não consegui gostar da personagem, nem do seu carácter. 

Claro que apreciei bastante do facto de parte do enredo se passar em Portugal e não é todos os dias que vemos um autor internacional escreve sobre o nosso país, portanto, isto foi uma espécie de surpresa e igualmente um ponto positivo. Apesar das descrições terem sido algo vagas, creio que o esforço está lá. 

Somando todos estes aspectos, creio que posso dizer que é um livro agradável, que flui com alguma dinâmica e conta também com a história romântica que promete derreter os corações que andam por aí. Mas dentro de tudo, acho que é apenas isso. Não se revelou um livro memorável para mim, mas tenho que confessar que me entreteve bastante. 



Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s