Nas Asas do Amor

Allie nunca foi suficientemente bonita para agradar à sua deslumbrante mãe, por isso fará qualquer coisa para ter a sua aprovação: até casar com um homem que não ama. Enquanto Allie quase se resigna ao seu destino, o tenente Walter Novak – destemido na cabina de pilotagem, mas sem jeito para as mulheres – vai a casa na sua última licença antes de ser enviado para a Europa, combater pela Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial.

Walt e Allie conhecem-se e o seu amor pela música junta-os, fazendo-os começar uma correspondência que mudará as suas vidas. Enquanto as cartas vão e vêm entre a base de bombardeiros de Walt, em Inglaterra, e a mansão de Allie, a amizade que cresce entre os dois une-os. Mas serão eles capazes de resolver os segredos, compromissos e expetativas que os separaram?


ISBN: 9789898228741 – Quinta Essência (Leya) / 2012

Estamos em 1942 e a Segunda Guerra Mundial encontra-se no seu auge. Por todos os Estados Unidos da América, jovens dos 18 anos para cima, estão a ser enviados para o estrangeiro para lutarem em nome da sua nação. O tenente Walter Novak, com 24 anos, é um desses jovens. Ele é um tenente da força aérea que está de licença pela última vez, para depois ser enviado para Inglaterra onde vai combater os soldados da Alemanha Nazi. 
Allie Miller é uma jovem de 22 anos que provém de uma família bastante abastada. Esta está noiva de Baxter Hicks, gerente da empresa do pai e este é claramente um casamento de conveniência, pois o pai de Allie só passará a sua empresa a Baxter e a mais ninguém. Esta é a sua maneira de conservar a empresa na família Miller e também de casar a sua única filha. Allie não quer de maneira nenhuma desiludir os seus progenitores e embora não ame Baxter, está disposta a sacrificar a sua felicidade para que os pais se orgulhem dela, finalmente. 

Mas agora que Allie foi convidada a assistir ao casamento da sua melhor amiga, Betty, tudo mudará. E no comboio que a irá levar até ao local onde este casamento se irá realizar, conhece o tenente Walter Novak, que apesar de alegar não ter jeito nenhum com mulheres, lhe vai mostrar o que é a felicidade, a amizade e, mais importante, o amor. No entanto, pouco depois de se conhecerem, Walter é enviado para a Guerra e os dois acabam por ter que se contentar com a correspondência. E Allie tem que acordar para a dura realidade: a do seu próprio casamento com o Baxter. Mas será que isto é a única coisa que ela pode esperar da vida? Ela mais que tudo na vida, quer ser feliz e casar por amor, não por conveniência. Allie não sabe o que há-de fazer, mas a verdade é que os desejos do coração falam mais forte que a cabeça…. e nem a Segunda Guerra Mundial vai impedir que este casal encontre a felicidade juntos.

Sarah Sundin é a nova aposta da editora Quinta Essência, com esta trilogia intitulada Asas de Glória. Mal o livro começou a sr publicitado, fiquei com bastante curiosidade. Não só a capa é muito gira (igual à original) como a sinopse me suscitava grande interesse. E ainda mais, por saber que a editora já tinha também a capa do segundo volume. Para mim é sempre bom ter a confirmação de que quando as editoras apostam em trilogias/séries, querem dar continuação às suas publicações. Confesso que não conheço muito bem literatura com uma grande ênfase em valores e princípios cristãos. Por isso mesmo, fiquei surpreendida quando reparei que este livro é classificado como Christian Fiction – ficção cristã, traduzindo directamente a classificação.  Isto pareceu-me interessante e manteve-me curiosa, pois eu fui educada com valores católicos e embora não seja praticante, a religião é uma temática que irá interessar-me sempre. A própria autora é seguidora fiel da Igreja e dos valores cristãos e por isso mesmo, fiquei motivada para ver como é que a autora introduziria esta temática dentro de um romance histórico. 

Além disso, o livro fala também sobre outra das minhas temáticas favoritas e das quais me fascina mais – a Segunda Guerra Mundial. Desta vez, com muito agrado, vejo que é a perspectiva americana que está a ser explorada e muito bem. Acho que a pesquisa da autora se mostra de forma notória, bem como os conhecimentos sobre as forças aéreas dos Estados Unidos da América. As descrições da autora da época conturbada que se visa neste romance estão bastante precisas e conseguem transportar o leitor para aquele período de tempo. Toda a narrativa da autora é intensa e isso para mim, é uma mais-valia numa obra literária. Acabei por me sentir parte integrante do enredo e da vida quotidiana, onde o trabalho voluntário feminino na Cruz Vermelha e os desafios diários por parte dos soldados são o foco principal. 

Gostei imenso da escrita da autora, muito envolvente e bastante dinâmica e li o livro num instante, pois quando não o estava a ler, estava a desejar poder ler apenas mais um capítulo. As personagens e o enredo são igualmente envolventes e cativantes e por vezes, frustrante devido à teimosia dos protagonistas. Mas todos esses elementos faz com que o leitor se sinta mais próximo da obra e faz também com que a experiência de leitura seja positiva. 
Fico muito contente por esta aposta e ainda mais contente por saber que o segundo volume, intitulado Nas Asas da Memória, será publicado já em Junho. Estou mesmo muito curiosa e ansiosa para o ler.
Ainda mais porque a trilogia é apenas sobre os irmãos Novak e gostei imenso desta família. Mal consigo conter o meu entusiasmo para ter notícias sobre os estes dois irmãos que ficam a faltar. 

E, atenção, fãs do Pearl Harbor, este livro é para vocês. Tenho a certeza que irão gostar… os aviadores proliferam por aqui. 
Um romance histórico, com a segunda guerra mundial como pano de fundo, inspirador, emotivo e muito, muito doce. Impossível não gostar!


Advertisements

5 thoughts on “Nas Asas do Amor

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s