Um Longo Regresso a Casa

«Esta é uma velha história: eu tinha uma amiga com quem partilhava tudo, até que ela morreu e também isso nós partilhámos.Um ano depois de ela ter partido, quando eu julgava já ter ultrapassado a loucura daquele sofrimento inicial, caminhava no parque de Cambridge onde durante anos Caroline e eu passeámos os cães. Era uma tarde de inverno e o local estava vazio – a estrada fazia uma curva, não havia ninguém à minha frente nem atrás de mim e eu senti uma desolação tão grande que, por momentos, os meus joelhos ficaram imóveis. “O que estou aqui a fazer?”, perguntei-lhe em voz alta, habituada agora a conversar com uma melhor amiga morta. “Devo seguir em frente?”»



ISBN: 9789722048903 – Livros D’Hoje / 2012

Duas melhores amigas. Duas personalidades distintas que se completam de uma forma inexplicável. Uma amizade rara, onde se sabe que se pode sempre contar com o ombro amigo. Onde se partilha tudo: risos, alegria, tristezas, choro. Comida, momentos, férias, rotina. Uma amizade incondicional.
O que fazer quando se perde uma das pessoas que completa este vínculo? Como prosseguir sozinha, sem o apoio daquela que era o nosso rumo?  

Como já devem saber, este livro é um relato real de a perda de uma melhor amiga. A autora, Gail Caldwell perdeu a sua melhor amiga Caroline, na sequência de lhe ter sido descoberto cancro no pulmão.
À semelhança de outras pessoas, à primeira vista esta parece uma história de ficção. No entanto é um relato bem real. É de facto, as próprias memórias da autora que sofreu e ainda continua a sofrer com a perda de uma pessoa que lhe era muito querida. Este pequeno livro, com 200 páginas, é um desabafo por parte de Gail que se sente um pouco perdida após ter perdido uma pessoa com a qual se importava.

Sinceramente, não sei muito bem o que esperava do livro. Depois de ter lido algumas opiniões assim muito ao de leve, apercebi-me que este livro iria ser um relato pessoal e muito próximo de uma pessoa que perdeu a grande amiga da sua vida e que provavelmente iria ser uma experiência algo dura para mim. Não lido muito bem com livros tão pesados, muito menos com relatos destes, repletos de dor e de drama. Mas os meus ânimos elevaram quando percebi que também teria oportunidade de ler sobre uma amizade incondicional. Porque também eu tenho uma amiga assim e tentei, no decurso da leitura, colocar-me no lugar da autora. 
Contudo, as minhas expectativas foram um bocado defraudadas porque uma parte pequena fala sobre a amizade e sobre a perda da sua amiga. A maior parte do livro é um relato da vida da própria autora, onde descreve de uma forma algo superficial o rumo que a sua vida tomou, como conseguiu vencer a dependência do álcool e embora isso tudo seja importante para perceber como é que a amizade se iniciou e se desabrochou, senti que o foco principal do livro não era a amizade, mas sim a autora. 

Acho que é um livro tocante, desesperador – porque a vida não é fácil e temos de a conquistar diariamente. Mas é um livro que também é inspirador e reconfortante, porque me fez valorizar (ainda mais) a amizade que tenho com a minha melhor amiga e me fez também recordar de vários momentos felizes/tristes. Mas sobretudo, aqueceu-me o coração por saber que duas pessoas de podem complementar de maneira tão simples e recompensadora.  


        

4 thoughts on “Um Longo Regresso a Casa

  1. filipita ;)….tb quero tanto um animal tou sempre a pensar em ter um cão mas dizem que vou-me meter numa alhada XD…é que eu comecei a viver sozinha este ano e assim tinha companhia…apesar de os meus livros, imaginação me entreterem lol😄

  2. Exactamente… um cão era excelente para companhia e eu adoro cães *.*
    Ainda irei ter um…já tive um quando era miúda, mas só estava em minha casa nos fins-de-semana.
    Mas olha, o pior é quando eles são cachorritos, depois de estarem ensinados já é mais fácil.

Leave a Reply

