Livros versus Tv #2

       

Nicholas Sparks – tem vários bestsellers e tem também inúmeras adaptações televisivas baseadas nas suas obras. Embora, como autor, os seus livros já não tenham o mesmo interesse que outrora tiveram, continuo a ver os filmes que foram adaptados dos livros dele com muito gosto.

É sempre bom ter um filme romântico à mão para ver, especialmente estes que têm grandes cargas dramáticas. Não há nada melhor para descomprimir que uma história romântica, mesmo que a mesma seja difícil.
Apesar de já ter visto diversos filmes que foram inspirados nos livros do Nicholas, queria começar pelo último que vi e aquele que foi o segundo filme a ser adaptado das suas obras literárias. 



 A Walk to Remember 
Um Amor para Recordar (2002)

Tanto o livro quanto o filme têm uma carga dramática enorme, pois fala sobre um casal de adolescentes com 18 anos que se conhecem desde a primária. Jamie Sullivan é uma jovem com uma educação católica, o seu pai sendo o reverendo da povoação onde vive e portanto é uma rapariga muito diferente de Landon Carter, um bad-boy sem juízo nenhum, aparentemente. Estes já se conhecem desde a primária, mas só recentemente é que os dois foram obrigados a conviver um com o outro, devido à peça de teatro de primavera na escola. 
Jamie e Landon acabam por se apaixonar um pelo outro e começam a namorar, mas Jamie foi diagnosticada com leucemia e a situação é crítica, pois Jamie já não responde a nenhum tratamento.


Normalmente costumo gostar mais do livro do que do filme. No entanto, desta vez, tenho que confessar que gostei muito mais do filme do que da obra literária. Apesar de já ter lido o livro há vários anos, lembro-me que não o apreciei e de facto, na altura, soou-me um pouco aborrecido. Li-o numa altura em que já estava um pouco chateada com o autor.
Um Momento InesquecívelO filme teve um impacto muito maior em mim, nesta circunstância e apesar de ser um filme pesado (compreensivelmente) tem momentos muito bonitos. Aliás, toda a história é linda e Mandy Moore e Shane West fazem um casal protagonista muito intenso.

Só há pouco tempo é que descobri que este livro tinha sido adaptado e foi uma surpresa ter gostado tanto de ver o filme. Chorei bastante (o que não aconteceu com o livro). É verdade, eu sou daquelas pessoas que mais facilmente chora com um filme do que com um livro. Para um livro me tocar dessa maneira, tem que ser mesmo muito especial. 
Não posso explicar o quanto adorei esta adaptação cinematográfica. Custa-me dizer que o filme é melhor que o livro, pois posso contar pelos dedos das mãos quantas situações similares a esta existem na minha opinião, mas é verdade.
Para mim o filme está muito mais intenso que o livro e bastante mais emotivo. 
Acredito que será um filme para rever, com tantos momentos bonitos para recordar.


Título do livro: Um Momento Inesquecível (Editorial Presença, 1999)

2 thoughts on “Livros versus Tv #2

  1. Gostei imenso de ver este filme. Foi dos melhores filmes que já vi😀
    Ainda não li o livro porque ainda não foi o momento certo, por assim dizer.🙂
    Boas leituras ^^

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s