Homens, Dinheiro e Chocolate

Maya é uma mulher como tantas outras, que passa os dias a sonhar com uma vida perfeita, plena de amor, sucesso e prazer. Tenta encontrar o homem ideal e a tão desejada realização profissional, e afoga as desilusões comendo chocolate. Mas isto apenas faz com que se sinta vazia e perdida.

É então que Maya conhece alguém misterioso e é levada a embarcar numa viagem espiritual para descobrir o que tem andado a perder durante toda a sua vida…


Uma fábula doce e comovente sobre o amor, a coragem e a revelação, “Homens, Dinheiro e Chocolate” desvenda o que pode acontecer quando se abre o coração aos segredos espirituais que o mundo material encerra. Esta história mostra-lhe que é possível amar um homem sem se perder a si própria, encontrar um trabalho que preencha o seu espírito e apreciar chocolates como uma fonte de prazer e não de sofrimento.


ISBN: 9789898228215 – Quinta Essência / 2010


Maya, quando entrou para faculdade, tinha a vida que sempre quis. Sonhava tornar-se uma escritora famosa e tinha toda a inspiração do mundo. O seu quarto estava submerso em papéis que Maya transformava em belas histórias que provinham da sua imaginação e esta sabia que não podia ser mais feliz do que isto. A sua escrita fazia e fá-la-ia sempre feliz, enquanto tivesse disponibilidade e disposição para escrever, pois a escrita havia tornado a sua verdadeira alegria na vida. 
No entanto, quando a mãe de Maya adoece, esta é obrigada a desistir do seu curso de sonho e além de tomar conta da mãe, torna-se também responsável pela gestão do café, que até agora fora propriedade da mãe. Com estas responsabilidades todas, Maya acaba por perder o hábito de escrever um pouco todos os dias e o quarto volta a ser reconhecido como uma divisão normal. 
A inspiração e a vontade de escrever começam de forma gradual a desaparecer e com ela, também a felicidade da Maya, que a leva numa espiral gradualmente negativa durante o decurso da sua vida.

Dez anos depois, Maya despreza a vida que leva: continua a gerir o café, tem um vício inexplicável por qualquer tipo e forma de açúcar e sente-se desgostosa com a sua vida amorosa, pois não consegue encontrar o homem perfeito que ela tanto deseja para ser feliz. Maya está completamente convencida que só tendo um relacionamento, poderá ser feliz com a sua vida. Mas é então que conhece Rose, uma cliente, que lhe vai ensinar que a vida não deve ser vivida da forma como Maya a vive – de forma desgostosa, rancorosa e de uma forma deprimida. Deve sim, levantar a cabeça e aceitar os desafios que a vida lhe propõe, pois só assim se conseguem realizar sonhos e alcançar objectivos. 

Quando uma mulher olha para um livro com o título Homens, Dinheiro e Chocolate, o que pensa? O meu primeiro pensamento foi que esta aposta da Quinta Essência seria uma comédia romântica daquelas que se lêem num ápice com uma escrita fluída, leve e divertida. Uma história que daria para juntar o útil ao agradável: entretinha, amolecia o coração e ainda nos faria rir. De facto, este livro conseguiu fazer tudo isso e muito mais, embora seja verdade que este livro não é nada daquilo que eu estava à espera. 
Confesso que esperava encontrar uma comédia romântica ligeira, com a protagonista a experienciar uma epifania ou uma revelação importante sem qualquer conotação religiosa, mas o que acabei por encontrar foi um desabafo por parte da autora, por assim dizer.
A verdade é que a autora passou por esta mesma situação que escreveu. Ela acabou por se inspirar na sua própria experiência e apesar de ter ficcionado alguns elementos, recriou e mostrou aos seus leitores uma jornada de aprendizagem e de mudança de atitude perante a vida muito simples. 

É um relato suave sobre como elevar a cabeça quando estamos em baixo e como podemos conquistar a vida, dedicando-nos a nós mesmos e ao que precisamos para sermos felizes. 
Apesar de ser um livro muito pequeno – a sério, fui enganada com mais de 10 páginas com receitas a achar que era mais história – achei um livro muito querido e igualmente inspirador. 

Recomendaria principalmente às mulheres, àquelas que são viciadas em chocolate (como eu), mas sobretudo a quem precisa de um empurrão para agarrar a vida e simplesmente ser feliz. Para quem precisa de inspiração para realizar os sonhos, aqueles que não contam a ninguém, mas que lá no fundo querem sentir que são capazes de pelo menos, tentar. Para aqueles que precisam de sorrir. 


5 thoughts on “Homens, Dinheiro e Chocolate

  1. Não sei porquê, mas este título para mim nunca foi apelativo e por isso passou-me ao lado imensas vezes…Gostei do teu comentário e fez me reconsiderar sobre esta leitura..

  2. Sei que existe mais um livro a seguir deste.” Fama, Amor e Dinheiro”, irá ser alguma saga, trilogia, sabes elucidar-me quanto a esta questão?
    Agradecida 🙂

  3. É uma leitura girinha, não é nada de especial, mas dá para retirar algum conhecimento e dá também para passar alguns bons momentos. 🙂
    O Fama, Amor e Dinheiro é realmente a sequela deste, mas estes dois livros são os únicos que a autora escreveu e não há previsões para haver outro livro.
    Só mesmo esperando por novidades, mas cá para mim, não creio que possa haver aqui material para uma série. 🙂

  4. lool entendo. Já leste “Fama, Amor e Dinheiro”?
    Achas que é possivel ler apenas um ou achas que existe uma ligação entre estes 2 livros? Não achei a sinopse deste segundo livro aliciante..mas posso estar enganada lol

  5. Vou ler a sequela em Junho… 🙂
    Mas eu sei que há ligação. A protagonista continua a ser a Maya e o livro conta mais algumas aventuras sobre e a evolução da vida dela a partir do final deste livro. 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s