O Executor

Uma mulher aparece misteriosamente morta numa embarcação de recreio ao largo do arquipélago de Estocolmo. O seu corpo está seco, mas a autópsia revela que os pulmões estão cheios de água. No dia seguinte, Carl Palmcrona, director-geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa da Suécia, é encontrado enforcado em casa. O corpo parece flutuar ao som de uma enigmática música de violino que ecoa por todo o apartamento.

Chamado ao local, o comissário da polícia Joona Lina sabe que na sua profissão não se pode deixar enganar pelas aparências e que um presumível suicídio não é razão suficiente para fechar o caso. Haverá possibilidade de estes dois casos estarem relacionados? O que poderia unir duas pessoas que aparentemente não se conheciam?


Longe de imaginar o que está por detrás destas mortes, Joona Lina mergulhará numa investigação que o conduzirá, através de uma vertiginosa sucessão de acontecimentos, a uma descoberta diabólica. Existem pactos que nem mesmo a morte pode quebrar…


ISBN: 9789720043313 – Porto Editora / 2011


A dupla Lars Kepler volta com o seu segundo livro de uma série de policiais. Dupla esta que continua a fazer sucesso por aí, O Executor promete ser um livro carregado de adrenalina e tensão. Infelizmente e apesar de todo o burburinho que se gerou à volta deste casal de escritores, não consegui apreciar a obra O Hipnotista. No entanto e porque já tinha também este livro na estante, acabei por lhe dar uma oportunidade, ainda que muito receosa. 

Esta série de policiais, que tem como protagonista o inspector Joona Lina, sempre com um caso diferente em cada obra. Em O Executor, Jonna Lina é chamado a uma embarcação de recreio na costa de Estocolmo, onde uma mulher apareceu morta em circunstâncias misteriosas. À luz dos dados científicos, a autópsia revela que o cadáver demonstra ter sido afogado, embora o corpo no exterior se encontre seco e sem quaisquer vestígios de afogamento. 
Paralelamente a este caso, Carl – um director geral de uma empresa é encontrado morto em sua casa, crime este também envolvido em circunstâncias nada usuais.       
O inspector Jonna, acaba então por se envolver na investigação dos dois casos sem ter ideia daquilo que poderá descobrir…

A obra anterior foi algo difícil para mim. Além de ter estranhado muito a escrita da dupla, a forma como eles apresentaram o crime e o enredo em geral foi um elemento que me fez confusão durante toda a leitura.
A extensão que ambos os livros têm também trabalham contra o bom aproveitamento da leitura, porque considero que existe muito coisa que não era necessário ao enredo e que se tivesse sido de outra forma mais condensado, captaria de melhor forma, a atenção do leitor. Acabei por me aborrecer um pouco com a sua leitura e  foi algo penoso o seu desenvolvimento. Por conseguinte, acabei por perder um pouco o interesse de criar as minhas próprias teorias e os crimes em si, não foram nada que me enchesse de adrenalina. 

O elemento que mais me interessou no livro e na série em geral (que só agora começou) foi mesmo o protagonista. Jonna Lina é um personagem que está bem construído e este seria o talvez o único factor que me pudesse fazer continuar a seguir esta série de livros policiais. Um inspector determinado, com uma personalidade desafiante e igualmente interessante, este é um personagem que promete crescer de livro para livro.

Vou esperar novidades por parte da Porto Editora, mas para já não penso continuar a seguir esta série. Não quer dizer que não venha a mudar de opinião, mas os factores negativos que dei pesam muito e o facto de não me conseguir habituar à escrita dos autores é um elemento crucial ao analisar uma leitura. 
Infelizmente, não fui das tais que aderi ao fenómeno Lars Kepler. No entanto, creio que posso ser praticamente um caso único, porque boas opiniões a estes livros é o que não falta por aí. Por isso, não há nada como experimentar. 

      
Opiniões do mesmo autor:


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s