Só Te Amo Até Terça-Feira

Mariana nasceu sete minutos depois de Rosa Maria. A sua vida estava destinada a ser pequena e esquecida, com um namorado sem dinheiro que ainda vivia com a mãe. Num finca-pé pouco habitual, Mariana conseguiu tirar um curso administrativo, um de inglês e outro de francês e começou a trabalhar numa grande empresa. Era a Mariana ao fundo da sala, competente mas sem história. Tudo se transforma com a chegada do filho do patrão, Diogo Vargas, um homem estonteante, bem vestido, perfumado, com um sorriso irresistível. Ainda não tinham trocado uma palavra e Mariana já imaginara o casamento, os filhos, o sexo extraordinário. Nada seria possível sem uma autêntica revolução. Esta chega pelas mãos de umas amigas – um par de lésbicas bem dispostas e atrevidas – que obrigam Mariana a mudar o visual. Radicalmente. O patinho feio torna-se um cisne com cabelo assimétrico, roupa de outlet e sapatos com cunha. Depois? Diogo repara na Mariana ao fundo da sala e vão jantar. Nada corre como seria de esperar. Ou será que Mariana conseguirá o seu sonho? Uma coisa é certa: o amor não escolhe nem tempo, nem lugar.

ISBN: 9789722048002 – Livros D’Hoje (Tiara) / 2011


Só te Amo Até Terça-Feira, parte integrante da colecção Tiara – livros que são direccionados para o público feminino – conta-nos a história de amor entre a Mariana e Diogo Vargas. Confesso que este foi o único livro da colecção que não me chamou particularmente à atenção. Mesmo não sendo uma leitura prioritária e tendo encontrando a oportunidade de o ler, não hesitei. Assim sendo, lá me lancei à leitura deste pequeno romance. 

À primeira vista, poderíamos dizer que esta história de amor nunca teria pernas para andar. Isto porque Mariana é uma rapariga que facilmente passa despercebida. Tímida, com sérios problemas de auto-estima e confiança, a vida e as pessoas passam por Mariana sem um segundo olhar.
Já Diogo é o seu completo oposto. Com uma presença determinada e um carácter forte, o filho do patrão não pode de maneira nenhuma passar despercebido a ninguém. 
E claro está, Mariana apaixona-se por Diogo irremediavelmente. O problema é que este nem sabe da sua existência. Até ao momento em que uma funcionária da empresa (que se tornaria amiga de Mariana no entretanto) insiste para que Mariana mude de visual de uma forma radical. 
A Mariana que passa despercebida a toda a gente acabaria ali e ficaria para sempre no passado.
A questão é: será que a nova Mariana conseguirá conquistar o homem dos seus sonhos? Ou será tudo uma singela fantasia?

Confesso que não esperava um grande feito, quando peguei neste livro. As opiniões que já tinha lido mostraram-me, na sua generalidade, que era um livro simples, leve… sem ultrapassar as expectativas de ninguém. 
Após ter acabado a leitura, tenho que concordar com estas palavras. Este é realmente um livro com uma história muito simples, virada para o entretenimento e para o humor. É a típica comédia romântica que apesar de nos entreter durante umas horas, no final, não se mostra memorável de nenhuma forma. 
A autora criou um enredo até bastante interessante, com contornos engraçados. A sua escrita é bastante directa, simples e organizada. Penso que poderia ter existido um maior aprofundamento das personagens, mas de certa forma, reconheço que com um livro tão pequeno quanto este é, não se pode pedir o impossível.

Não apreciei de nenhuma forma a tentativa da autora de “aportuguesar” o livro. Os nomes das personagens, dos locais… não sei até que ponto a autora conhece Lisboa, mas o cenário acabou por soar um pouco inventado. Como alfacinha que sou, não consegui sentir de nenhuma forma a presença da minha cidade neste livro, ou pelo menos, muito conhecimento sobre a mesma. 

Considerando tudo, é um livro que não é muito ambicioso. É um romance leve, sem grande desenvolvimento que permite ao leitor passar umas boas horas na sua companhia. 


2 thoughts on “Só Te Amo Até Terça-Feira

  1. Acho que é aquele tipo de leitura leve, levíssima, para intercalar com leituras e /ou dias mais cansativos.
    Tenho este livro a aguardar a minha leitura..

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s