Estados de Espírito # 10

Durante a última semana, recebi de vários blogues uma tag para uma actividade que achei super interessante. 
Primeiro quero agradecer àqueles que se lembraram aqui do Labirinto e é com todo o prazer que continuo o ciclo, ainda que possa ter chegado um pouco atrasada. 

Um muito obrigada à Leitora do Atmosfera dos Livros, à Patrícia do Chá da Meia-Noite, à Kel do A Rapariga dos Livros e também à Rita do A Magia dos Livros (esta duplamente, porque além da tag me ofereceu um segundo selinho para o meu espaço). 

Passando agora à dita TAG:

Regras:
1. Criar um post e responder às questões de quem te deu a TAG no post;
2. Criar 11 novas perguntinhas diferentes para passar adiante;
3.  Escolher 11 bloggers para dar a TAG e colocar o link delas no post;
4.  Ir para a página das bloggeres selecionadas e dizer-lhes que foram tagueadas;
5.  Não se pode taguear a blogger que nos indicou a TAG;
6.  Avisar a blogger que nos passou a TAG quando fizermos o post sobre a mesma.

Como quatro pessoas diferentes me deram a mesma tag, com 11 perguntas diferentes, escolhi uma lista de perguntas ao acaso para responder aqui na minha própria tag. 

1 – Séries ou Filmes?
Gosto dos dois, embora ultimamente esteja mais virada para as séries.
2 – Preferes viver no mundo da fantasia ou na realidade?
Da realidade, sem qualquer dúvida. Gosto de fantasia, mas essa é para ficar nos livros, filmes e no mundo dos sonhos. A realidade supera tudo.
3 – Imagina que podias construir a tua própria biblioteca particular. Como seria? Que livros teria? Como a decoravas?
Bem, isso seria um projecto sempre em evolução, visto que os livros são como organismos vivos cá em minha casa. Estão sempre a mudar de sítio e a serem organizados de maneira diferente. Mas para simplificar as coisas, a melhor resposta seria: quero ter uma divisão que seja o meu espaço literário. Com estantes corridas do tecto ao chão, cheias de livros. Uma das paredes tem de ter uma janela grande, em que o parapeito seja largo e posso ter uma almofada com espaço para uma pessoa se recostar a ler. Tudo em tons básicos, suaves. Mas os livros é que interessam.
4 – Ilustrar ou Escrever?
Escrever, sem dúvida.
5 – O que te levou a escrever sobre livros no blogue, (ou a começar um blogue literário)?
A minha paixão pelos livros. Adoro falar sobre eles, sobre o que me fazem sentir. Porque sempre quis ter um espaço virtual que fosse meu, embora me faltasse a justificação. O meu gosto pela leitura deu-me um motivo mais que plausível para criar um blogue.
6 – Qual é a tarefa doméstica que mais abominas?
Dobrar roupa ou limpar WC’s. 
7 – Onde queres estar daqui a dez anos?
Quero ter uma família, um emprego estável e sobretudo ser feliz. 
8 – Qual foi o teu primeiro livro preferido?
O Principezinho.
9 – Tendo em conta o teu ritmo de leitura até hoje, quantos livros pensas ter lido daqui por 5 anos (mais ou menos)?
Se até agora tenho cerca de 650 livros lidos, daqui a 5 anos espero ter mais de 1000.
10 – Qual a melhor maneira de incentivar uma pessoa a ler, ou de “criar” hábitos de leitura numa pessoa que não gosta de ler?
A primeira coisa que não se deve fazer é pressionar. Isso é completamente descabido. Para incentivar há muito que podemos fazer: mas o mais importante é saber mostrar à outra pessoa como é que os livros se podem tornar a melhor companhia de alguém e saber mostrar como nos fazem sonhar. Não há nada como mostrar verdadeiramente a paixão que temos por livros. As outras pessoas vão querer experimentar, nem que seja para saber se poderão sentir o mesmo que nós quando pegam num livro.
11 – O que fazes para quebrar a rotina? 

Corro, ouço música, vou ao cinema, vou até à praia dar um passeio, leio….enfim, tento sempre arranjar um entretém. 


As minhas perguntas:

1 – Qual é o teu livro preferido de sempre?
2- Lês desde pequeno/a?
3- Agora que estamos em período de crise, mudaste os teus hábitos de consumo em livros?
4- Costumas frequentar a biblioteca?
5- Gostarias de escrever um livro?
6- Qual foi o último livro que leste?
7- Tens alguma conta num espaço literário virtual? (ex: Goodreads, Anobii)
8- Qual foi o último livro que leste e que não gostaste?
9- Consegues ler e ouvir música ao mesmo tempo?
10- Quando estás a ler gostas de ter algum snack ao pé de ti?
11- O que mais te faz feliz num livro?

As minhas escolhas:

One thought on “Estados de Espírito # 10

Leave a Reply

