Lições de Sedução

Uma verdadeira senhora não deveria aceitar lições de uma cortesã – ou deveria? A recente esposa do duque de Rolthven, Brianna Northfield, é distinta, recatada e educada – tudo o que uma jovem noiva deve ser. E que diria a sociedade se a visse com um exemplar de Os Conselhos de Lady Rothburg – um livro de lições de uma cortesã sobre comportamentos de boudoir? O muito respeitável duque, seu marido, não aprovaria, mas encontra-se demasiado ocupado com as suas obrigações ducais para prestar muita atenção à sua jovem esposa. Embora, se Brianna conseguir o que quer, isso esteja prestes a mudar… Quando a sua jovem, bonita e inocente esposa se torna, de súbito, entendida na arte do amor, Colton Northfield é apanhado de surpresa. Se antes a deixava por conta própria agora quer a sua companhia na ópera, na carruagem, e até durante o chá na sua propriedade da província, mas não pode deixar de ficar alarmado com os poderes sedutores. Onde terá ela aprendido tais expedientes? No entanto, a campanha escandalosa de Brianna está a desenvolver-se de formas que ela nunca poderia ter imaginado… Seguir os conselhos de uma cortesã pode ter graves consequências, mas valerá a pena se conseguir o seu desejo mais secreto: conquistar o amor do marido.



ISBN:  9789896570941 – Planeta Editora / 2010


Este é o segundo livro que leio da autora Emma Wildes. O anterior, Uma Aposta Perversa, foi sem dúvida uma surpresa. Um livro leve, para desenjoar de outras leituras foi o que encontrei. Esperava o mesmo para Lições de Sedução e foi o que acabei por encontrar.
Um livro que pudesse dar-me uma leitura sem muitas exigências, para me divertir, fazer rir e que me pudesse mostrar um ambiente romântico passado em Londres do século XIX. Este género de leitura, os chamados romances de época, acabam por mostrar-se leituras fantásticas para mim, porque me entretêm e me mostram que não é preciso um livro ganhar o prémio Nobel da Literatura para eu os conseguir apreciar por aquilo que são e para os propósitos que se propõe servir. 
Já no livro anterior tinha ficado agradada com a escolha de enredo da autora: original e bastante divertida. 

Esta obra tem as mesmas características, visto que o enredo se baseia num livro que foi proibido na sociedade londrina da altura, por ser considerado demasiado desrespeitador das sensibilidades das madames e dos gentlemen.
Brianna ama o seu marido, Colton Northfield, um Duque, mas sente que o seu casamento precisa de paixão e mais vida. Colton tem muitas responsabilidades e a sua jovem esposa não é uma prioridade na sua vida, mas antes, uma decisão prática. 
Já Rebecca, sofre de amores pelo irmão mais novo de Colton e a sua reputação já não é a mesma: é considerado um libertino com ideias muito extremistas quanto ao casamento e a única coisa a que Robert dá importância é à independência. 

O que é estas duas mulheres têm em comum? A falta de felicidade na sua vida e a esperança de conseguir preencher o vazio que sentem nos seus corações.  Mas é através de Lady Rothburg e o livro que esta cortesã escreveu que elas vão ter oportunidade de conseguir tudo aquilo que desejam.


Este livro foi tão divertido quanto eu esperava e correspondeu às minhas expectativas. Acho que li o livro na altura certa e a minha disposição é a maior motivação para ter gostado tanto deste livro. A particularidade de a autora ter relatado a história de amor de dois casais foi um pormenor que me agradou, porque tive a oportunidade de me deleitar com mais personagens do que é normal. No entanto, esta escolha revelou-se também ser mal pensada, porque enquanto apreciei a oportunidade de acompanhar dois casais a encontrar o amor, a história do segundo casal – Robert e Rebecca – acabou por ficar mal desenvolvida, a meu ver.
No entanto e apesar de todos os ponto menos fortes, acho que esta obra é deliciosa e óptima para momentos de descontracção, em que podemos descansar o intelecto. É uma leitura que nos relaxa e que nos permite passar bons momentos tendo como cenário a sociedade londrina do século XIX. 



    


2 thoughts on “Lições de Sedução

  1. Emma é das poucas escritoras de época que ainda me surpreende com histórias inventivas o quanto bastante. Ai aqueles que é só rapariga rapaz amor, sexo e felizes para sempre, tiram-me do sério!

Leave a Reply

