Antes de Adormecer



Opinião:

Este é daqueles livros que quando saiu deu muito que falar! Não só em Portugal, como por esse mundo fora. Eu, que ando sempre com um olho em várias novidades, não pude de qualquer maneira resistir ao boom de críticas fantásticas que começaram a povoar o mundo bloggista e não só. Por tudo o que era lado, eu li maravilhas sobre o romance de estreia deste autor londrino.
Claro que o facto de ser um policial (o meu género de eleição) e de ter uma premissa muitíssimo tentadora, ajudaram de facto, a que este interesse se mantivesse aceso até eu ter tido oportunidade de o ler. Para isso, quero agradecer à Tinkerbell.  

Este livro conta-nos a história de Christine Lucas, uma mulher de 47 anos que é amnésica. No entanto, a sua situação não é das mais comuns. O que acontece é que contrariamente ao que é usual, Christine apenas consegue armazenar memórias durante um período de 24 horas. Um dia. Tanto a sua memória de longo prazo, como a de curto prazo parecem ter sido altamente prejudicadas e tanto “funcionam” como não. 
Mas, o que é despoletou esta situação? Como é que Christine, que ao acordar se imagina como uma mulher saída da adolescência, perdeu mais de 20 anos da sua vida e não se lembra de nenhum feito importante do seu passado? 
Como é que a estranha que se vê ao espelho veio da mulher atraente que vê na sua cabeça e se tornou numa mulher de meia idade, um pouco flácida – uma estranha? 
E será que Christine pode confiar no homem ao lado do qual acorda todas as manhãs, o seu marido? 

Como disse, este é o romance de estreia de S.J.Watson, o que me admirou em todo o livro. Se não soubesse deste facto, nunca diria que este era o livro de estreia do senhor. Watson conseguiu agarrar a atenção do leitor e mantê-lo no escuro. Quando pensamos que já sabemos o que está por trás de tudo, o autor pega no enredo e dá mais umas voltas inesperadas. Com uma trama muito original e inesperada, não conseguimos largar o livro até desvendarmos o mistério que está presente em todas as páginas deste livro.
É uma história altamente curiosa e o facto de uma parte do livro – a mais importante, na realidade – ser narrada em forma de diário é muitíssimo interessante.
As personagens apresentadas são igualmente atraentes. Tanto o Dr. Nash, como a Christine foram personagens que me mantiveram fascinada durante todo o livro.
Tive pena que outras personagens, tal como o Adam e o Ben não tivessem tido a sua oportunidade de brilhar. 

Esta obra foi realmente uma excelente surpresa. Não sei o que esperava, na realidade, mas acabei por ficar surpreendida. Ainda mais por ser um trabalho muito original e muito bem executado. Não me canso de expressar admiração pelo trabalho de estreia do autor, por isso, perdoem-me pela minha repetição. Os meus parabéns ao mesmo, porque nem toda a gente, nem todos os escritores consegue captar e gerar um interesse tão grande na sua estreia. O sucesso é mais que merecido. Um livro que não me irei esquecer tão cedo, embora tivessem havido alguns pormenores que queria ter visto explorados de maneiras e que tivesse tomado um rumo diferente àquele que o autor decidiu dar. No entanto, uma leitura muito satisfatória. 


One thought on “Antes de Adormecer

Leave a Reply

