O Estranho Caso de Benjamin Button

Opinião:

Life would be infinitely happier if we could only be born at the age of eighty and gradually approach eighteen. – Mark Twain

Este pequeno conto da autoria de F.Scott Fitzgerald foi de certa forma inspirado nesta frase de Mark Twain, em que o mesmo dizia que a vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer sendo octagenários e pudéssemos gradualmente, irmo-nos aproximando dos dezoito. Esta curiosa frase, foi indirectamente – ou mesmo directamente – o factor que impulsionou o autor a escrever esta história sobre a vida de Benjamin Button. 
Esta história começa aquando o senhor Button se dirige à maternidade para ver pela primeira vez o seu filho primogénito. 
Quando chega ao hospital e menciona a vontade de ver o seu filho, depara-se com estranhas atitudes tanto por parte do médico responsável pelo parto, tal como por parte de todas as enfermeiras da secção de maternidade. 
A razão para tal estranheza é que em vez de encontrar no berço um menino com poucas horas de vida, encontra um senhor que aparenta ter 70 anos de idade e que insiste que é o filho de Sr. Button. 
Este, depois de alguma persuasão por parte dos funcionários do hospital, tem de encarar a verdade e a estranheza deste acontecimento: o seu filho, que era tão desejado, nasceu com a aparência de um senhor de já avançada idade.
E eis que o autor nos dá a oportunidade de seguir de perto a vida algo infortunada do Benjamin Button, que à medida que os anos passam, vai rejuvenescendo, directamente em sentido contrário ao do relógio que anda para a frente e não para trás. Este é um romance que nos mostra o inverso desta realidade e é esse o seu maior trunfo. 
Confesso que não tinha nos meus planos a leitura deste pequeno conto. Eu já tinha visto o filme e raramente leio os livros já depois de ter visto a adaptação cinematográfica do mesmo. Mas, depois de ter lido outra obra deste autor, da qual também gostei muito –  O Grande Gatsby – fiquei com bastante curiosidade quanto aos outros livros que o autor tem, especialmente este conto que é muito conhecido devido à adaptação de que foi alvo. Felizmente, vi uma opinião bastante entusiástica a este livro, no blogue “Ler y criticar“, pelo que decidi romper o meu ritual e dar oportunidade a esta obra literária. 
Apesar de achar este conto exageradamente pequeno e ter ficado algo desiludida pela “rapidez” da história, este foi um livro que me satisfez sobremaneira. É um livro que me permitiu abrir os horizontes e ir mais além, transportando o relato fictício do autor para um cenário em que este poderia ser real. As possibilidades de tal feito seriam infinitas e diverti-me imensamente ao ponderar o que poderia ser uma vida em que o relógio biológico andasse ao contrário. 
Tive realmente pena que o autor não tivesse desenvolvido com mais extensão todo o enredo e as personagens que nele entram, porque estou convicta que mereciam mais atenção e mais escrutínio. Gostaria de ter presenciado de forma mais intensa o percurso de Benjamin Button. 
No entanto, a minha imaginação colmatou estas pequenas falhas que encontrei. Devo dizer que neste caso (é raro, certo) prefiro o filme ao conto. Isto porque o conto é tão pequeno que não dá oportunidade ao leitor de se ambientar confortavelmente à história. Neste caso, o filme abordou mais pormonorizadamente a vida do Benjamin. 
É um livro interessante, contudo. É um livro que pensa “fora da caixa” e que abre portas cheias de possibilidades à nossa imaginação. Uma ideia original. 
  

2 thoughts on “O Estranho Caso de Benjamin Button

  1. Olá Filipa! Eu adorei esta ideia base e este conto tornou-se num dos meus preferidos, mas estou como tu, é daqueles livros que preferia que tivesse mais 100 páginas para podermos ver mais detalhes da personagem principal. Mas a ideia é excelente e a personagem fica na memória pelos desafios que é obrigado a passar. Pela realmente não ser mais explorado.
    bjs!

    E já agora, obrigado por teres mencionado o meu blog!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s