Em Chamas



PODE CONTER SPOILERS
Opinião:


Depois de ter lido o primeiro volume, “Os Jogos da Fome”, e de ter ficado agradavelmente surpreendida, eis que comecei logo a leitura do segundo volume, “Em Chamas”.
O livro é praticamente do tamanho do anterior – ou seja, pequeno – pelo que demorei pouco mais de 24 horas a ler esta segunda aventura de Katniss Everdeen. 
Trazia, para este volume algumas expectativas, mais pelos comentários que tenho visto por aí, do que propriamente o livro em si, visto que o final do primeiro livro foi um indicador bastante seguro do que viria no futuro.

Pela primeira vez na história de Panem, os Jogos de Fome permitem que dois vencedores saiam ilesos da Arena. Mas Katniss e Peeta, com a sua vitória despoletaram um sentimento de revolta em alguns distritos, pelo que a vida dos familiares e entes queridos e até a dos próprios protagonistas,  encontram-se gravemente ameaçadas. Assim, estes têm de manter a pretensa de casal feliz para que não haja risco de rebelião na nação. Mas a força destrutiva do Capitólio não fica satisfeita com os esforços de Katniss e de Peeta e não está disposto a deixar que estes dois cidadãos escape como sendo um símbolo de libertação do regime para o seu povo. E assim, Katniss e Peeta encontram-se de novo na Arena dos Jogos de Fome a lutar pela sua sobrevivência.    

Não sei bem como começar a expressar os meus sentimentos sobre este livro. Sinto-me um pouco dividida. Existiram aspectos nesta obra que me agarraram e satisfizeram grandemente, outros que me deixaram um pouco desiludida. Desiludida porquê? Não porque o livro não tenha sido uma boa experiência de leitura, mas porque esperava mais da autora, depois da estreia brilhante que ela fez neste universo.
Portanto, vou começar pelas partes positivas:

A autora neste volume debruça-se neste volume sobre o Capitólio e sobre o organismo político que governa Panem, que era uma temática que me interessava sobremaneira e um dos factores que me deixou grudada ao livro até atingir o final. Neste livro, temos oportunidade de saciar a curiosidade sobre o Distrito 13 e perceber como é que o governo está a manipular o seu povo e com que objectivos. Podemos também analisar mais profundamente quais são os pontos fortes e fracos deste regime totalitário que está sempre com um olho em cima de todos os acontecimentos e não deixa (praticamente) nada escapar. 
Temos também a oportunidade de conhecer mais personagens que no primeiro volume nos suscitaram interesse, especialmente a família da Katniss: a sua mãe e a sua irmã, Prim e também o seu melhor amigo/paixão, Gale. Além disso, a autora deu mais ênfase neste volume ao triângulo amoroso Gale/Peeta/Katniss, o que permite algum sentimento de antecipação e também alguma adrenalina, pois ainda é uma incógnita com quem a protagonista irá ficar. Este triângulo serve, neste volume, para preencher alguns espaços mais mortos do enredo e com sucesso, aumenta o interesse dos leitores até ao final. 

Por outro lado, eis que nem tudo é perfeito:

Já seria de esperar que a autora tivesse de se repetir um pouco, visto que Katniss e Peeta se encontram de novo nos Jogos da Fome. Aborreci-me um pouco na narrativa dos jogos pois senti durante esses momentos que não havia nada de novo para explorar neste parâmetro. Creio que a autora poderia ter escolhido um caminho menos previsível e que trouxesse de facto alguma novidade ao enredo. Não foi uma parte desnecessária no livro, mas o verdadeiro impacto dos Jogos aconteceu no primeiro volume, pelo que agora a novidade já não criou tanta excitação, nem interesse. 
A construção da protagonista no primeiro volume parecia prometer uma evolução fantástica e consciente. No entanto, este segundo volume traz-nos uma protagonista algo patética, no sentido em que não percebe nada do que se passa à sua volta, pois parece que vive no mundo da ignorância. Talvez seja propositado, talvez não. Mas visto que o enredo até é algo previsível (ainda que interessante), parece-me um pouco irreal que a personagem de Katniss se mantenha tão alheia do mundo em seu redor. 
De facto, a única personagem que não se revelou tão interessante foi mesmo a nossa protagonista, que a meu ver, merecia um trabalho e uma atenção mais cuidada da parte da autora. 

Contudo, no geral, foi um livro que me manteve na expectativa e agarrada às suas páginas. Uma leitura com vários atractivos, sendo o mais imponente o entretenimento que traz ao leitor. Uma obra com contornos aterradores, devido à sociedade que representa, mas que é leve o suficiente para nos podermos embrenhar com facilidade e rapidez no enredo.  
De tal forma que irei começar o terceiro livro mal tenha tempo de me mergulhar nas suas páginas.
E assim espero acabar a trilogia com as expectativas atingidas. Ah, e já agora eu torço pela equipa Peeta!          


Let the Games begin! 



Advertisements

2 thoughts on “Em Chamas

  1. A sequela desiludiu-me. Por uma lado gostei de ver o modo como Peeta e Katniss enfrentaram o regresso a casa, com todo o stress pós-traumático do Jogos. Descobrir mais sobre a situação política, a rebelião e o passado de Haymitch (a minhas personagem favorita)também foi interessante. Mas a aparte dos Jogos propriamente ditos foi muito fraca.

    No primeiro, a autora soube aproveitar ao máximo o cenário de Battle Royale, no segundo as ideias foram muito fracas e o facto de Katniss não ser “a ferramenta mais afiada do conjunto”, demorando imenso a ver o que está mesmo à frente dela, também não ajudou.

  2. Filipa, se neste achaste que a Katniss estava muito “alheia” ao que se passava à sua volta, então vais provavelmente detestar o terceiro livro porque aí sim é que ela não faz absolutamente nada.

    A verdade é que gostei muito do primeiro e também do segundo livro, mas o terceiro … foi decepcionante. Contudo há muito quem o tenha adorado e espero sinceramente que seja o teu caso para terminares em grande.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s