Opinião – A Pecadora

Opinião:

Este é o terceiro livro de bolso editado pela chancela 11×17, da série Rizzoli &Isles, uma série policial. 
Jane Rizzoli, é uma detective que se esforça para se destacar num mundo e numa profissão que é maioritariamente masculina. Maura Isles, é uma patologista, que trabalha para o Instituto de Medicina Legal e colabora com a Polícia de Boston.
Estas duas mulheres são muito diferentes, mas também muito parecidas. São mulheres competentes, fortes e determinadas, mas que trazem lá bem enterradas alguns medos e inseguranças.
No entanto, é no trabalho de investigação que as duas se vão encontrar e são elas que vão formar uma equipa para trazer criminosos à justiça. 
Eu estou a fazer a leitura desta série por ordem. Sendo que este é o terceiro volume, quero deixar-vos também as opiniões ao volumes anteriores: O Cirurgião e O Aprendiz, respectivamente na sua ordem de leitura. Cuidado com as sinopses destes livros que revelam coisas que poderão ser spoilers. Quem é exigente nestes aspectos como eu, não iria gostar de ver a leitura “prejudicada” deste modo.
Falando agora, sobre este “A Pecadora”, há vários aspectos em que me queria debruçar, sendo o primeiro a mudança de protagonismo que se verificou neste livro. Nos primeiros dois volumes, a protagonista tinha sido Jane Rizzoli, a detectiva determinada com uma carapaça muito dura, característica que ninguém conseguia perfurar. Até que conhece Gabriel Dean, detective do FBI que vem a Boston colaborar com a Polícia e, consequentemente, trabalhar lado a lado com Jane. Nos primeiros volumes da série, temos oportunidade de conhecer a Jane – além da sua faceta dura de polícia. Temos a oportunidade de conhecer a Jane, mulher e ser-humano com inseguranças. 
Agora, neste terceiro volume, a autora deu uma espécie de conclusão à personagem da Jane. Não é tanto uma conclusão, mas o começo de um novo ciclo na vida desta personagem, o que implica directamente que ela perca o protagonismo da série e quem venha substituir este lugar, seja a patologista Maura Isles. Confesso que quando vi opiniões de que a Maura iria ser a protagonista da série, fiquei um pouco receosa desta mudança. No entanto, e agora que li este livro, posso perceber e apoiar a escolha da autora. 
A Jane, apesar de continuar a ser a minha personagem favorita (até agora), começou outro ciclo, também importante para a série, mas que não coaduna com a protagonismo da série. Assim, espero que a Maura faça justiça a este lugar. Acredito que sim.
A nova protagonista é uma personagem que me inspira curiosidade. Neste livro, a autora já explorou bem esta personagem e a minha reacção foi muito positiva, embora tivessem existido alguns pormenores no livro que me tenham feito alguma confusão. 
Outro pormenor que gostaria de comentar é sobre a escrita da autora. Quem leu a minha opinião sobre os primeiros 2 livros, sabe que eu referi o facto de a formação da autora (médica) se notar de forma exagerada – principalmente no primeiro livro. Chegou a dar-me a sensação de que esta seria uma série de thrillers médicos, livros que não aprecio muito, porque sendo leiga, não consigo visualizar da mesma forma que uma pessoa com essa formação, as cirurgias que eram levadas a cabo no enredo. A capacidade que um autor tem de nos fazer imaginar uma cena na nossa cabeça com clareza, é muito importante para mim e Tess Gerritsen não foi bem sucedida nesse aspecto no primeiro livro. 
O segundo volume melhorou consideravelmente nesse aspecto.
Este terceiro, está claramente melhor e passo a explicar porquê. A autora conseguiu neste volume utilizar a sua formação da melhor forma e não de maneira algo exaustiva, como tinha feito no passado. Aqui, embora os termos técnicos ainda existam, foram revestidos de uma explicação mais simples que permitem, a uma pessoa que não é formada nestas áreas, visualizar de forma mais clara e transparente as descrições que fazem parte do enredo e da própria trama. 
É uma característica que me permite a mim, aproveitar melhor a leitura não só por efeitos lúdicos, mas também como forma de cultivar outros conhecimentos, que à partida parecem triviais, mas poderão trazer um acrescento à leitura não apenas pelo prazer. Eu dou importância a estes aspectos, porque acredito que os livros de ficção também nos podem trazer conhecimentos importantes, mesmo que sejam revestidos de sentimentos de lazer. 
Por isto mesmo, fico contente que a autora tenha tido também esta metamorfose e que tenha adaptado a sua formação médica para conseguir trazer conhecimentos de acesso fácil, digamos assim, aos seus leitores. 
Concluindo tudo, foi uma leitura que me trouxe satisfação. E é sem dúvida uma série que pretendo seguir. O quarto volume, em edição de bolso, será editado pela 11×17 já em Janeiro de 2012.  
4 thoughts on “Opinião – A Pecadora

  1. Tenho acompanhado a série de TV na FOX Life e acho-a interessante. Os livros devem ser, claro, muito melhores. Tenho de ver se vou à procura deles. 😀

  2. Slayra, não te quero desiludir, eventualmente, com o meu comentário. Mas na verdade, os únicos aspectos que existem em comum com a série televisiva e os livros, são os nomes de algumas personagens.
    De resto, só nos primeiros 2 episódios da primeira temporada é que notas alguma semelhança com os livros (falo particularmente dos casos policiais apresentados).
    De resto, não vale a pena pensar que estão relacionadas, porque na verdade, as parecenças são alarmantemente escassas.

    No entanto, se gostares deste género, porque não? Apesar de não ser o mesmo que a série, tenho de confessar que ela tem o seu valor. Mas, claro, prefiro os livros por todas as razões que bibliófilas como nós, sabem de cor e salteado. 😀

  3. Oh I see. Bem, suponho que pelo menos as personagens principais são um bocadinho parecidas… eu gostei da relação entre a Rizzoli e a Isles. 😀 Tenho mesmo de ler se não não sei se gosto ou não. :/

  4. A Jane é parecida, sim. Já a Maura do livro é morena, com o cabelos pelos ombros e com olhos escuros :O
    Só para teres alguma noção das discrepâncias que ocorrem… 😛

Leave a Reply

