45 dias de Desafios Literários: Dia 43 – Livro que marcou a infância

Tenho dois livros que me marcaram especialmente, os tempos de criança e pré-adolescente e não só a infância. Gostaria de mencionar os dois, porque são obras intemporais, destinadas a qualquer idade e que toda a gente pode aprender com elas.
Não há que julgar um livro apenas porque é mais indicado para umas certas idades, do que outras. Este é claramente este caso.
Na minha modesta opinião, toda a gente tem algo a aprender com estas obras de que irei falar. 
A primeira, que foi um dos primeiros livros que me recordo de ler, mesmo não compreendendo de forma absoluta a mensagem que ele deixa passar, foi O Principezinho.
Quem não conhece esta obra, não é verdade? Acho que a maior parte das pessoas, leu e gostou. Claro que há excepções à regra, mas eu pessoalmente, fiquei especialmente marcada com este livro. Ainda hoje, tenho o livro sempre à mão, para reler algumas passagens, ver as ilustrações… E isto feito sempre com alguma nostalgia. Porque apesar de já se ter perdido há muitos anos, o poder da descoberta de ler um livro pela primeira vez, ele continua a ser especial.
A outra obra, que marcou a minha pré-adolescência de uma maneira muito forte, foi o ” Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro Vasconcelos. Ainda me lembro o quanto chorei de angústia ao ler este livro, particularmente emocionante. A minha mente nova e algo ingénua, ficou chocada com a possibilidade de existir no mundo tanta injustiça. Como é que uns podiam ter tanto e outros tão pouco. 
Com este livro, aprendi, desde cedo a valorizar o que os meus pais sempre me puderam dar. Com esta obra, aprendi a ter mais compaixão pelas pessoas que todos os dias se encontram em sérias dificuldades. Porque há por aí muitas pessoas que se contentam com o pouco que conseguem arranjar diariamente, enquanto nós, vivemos tranquilamente, no conforto, nem sequer imaginando a vida crua e dura que anda por aí, na calada da noite. Foi um livro que me ajudou a marcar os meus tratos de personalidade. 
Estas duas obras, em particular, são para mim relíquias.  

3 thoughts on “45 dias de Desafios Literários: Dia 43 – Livro que marcou a infância

  1. Se tivesse de responder a esta pergunta, a resposta seria a mesma!:)
    Só acrescentaria a esta categoria, os livros da Sophia Mello Breyner: A menina do mar, A floresta, A Fada Oriana e o Cavaleiro da Dinamarca.

Leave a Reply

