Opinião – Um Dia

Opinião:

Muito já se falou sobre este livro, como sendo a grande aposta da Civilização Editora de 2010. Confesso que com tanto burburinho em torno deste livro e mais recentemente com a sua adaptação para formato cinematográfico, a curiosidade aumentou exponencialmente.
Assim sendo, aproveitei o empréstimo da Vera e lá fui para a leitura deste livro.
Não tendo visto nada acerca do livro, comecei a leitura sem qualquer tipo de expectativa. Tenho a dizer que o livro foi tanto uma surpresa, como ao mesmo tempo, não se revelou assim tão digno de tanto burburinho. É óbvio que não se pode agradar a gregos e troianos;  não quero com isto dizer que não gostei do livro. Até pelo contrário.
Mas em alguns momentos durante a leitura, fui vendo algumas opiniões e não consegui perceber tanto “alarido” provocado por esta obra. Sim, o autor retrata cenas divertidas, que me fizeram sorrir interiormente – no entanto, não me arrancaram nenhuma gargalhada, ou mesmo um riso inspirado. O autor tem uma escrita agradável, com várias referências ao mundo da televisão e referências do mundo musical e literário.
Particularmente, não acho grande piada quando os autores se apoiam de forma constante a estas referências. Não faz mal, por uma vez ou outra, referir algum nome, em determinadas situações, mas cheguei a uma certa altura no livro em que me via inundada de referências a coisas que não me consigo ligar, ou compreender (a não ser as literárias).
No entanto, não foi este aspecto que me prejudicou a leitura. De facto, penso neste livro como sendo um livro morno. É um livro engraçado, com algumas situações caricatas e também um enredo que brinca constantemente com o destino e com o rumo que a vida de dois companheiros de pós-adolescência pode levar. 
Em igual medida é um livro frustrante. Apesar de ter em seu favor o carácter cru e real do que é o nosso quotidiano, na medida em que mostra ao leitor que isto, sim – é a vida real e nem sempre as coisas sucedem como queremos, é com algum rancor que penso no rumo que a história poderia ter levado, se o autor tivesse em mente algo menos dramático, diremos assim. 
Não querendo fazer passar a mensagem que o livro não vale a pena, direi apenas que fiquei esperançada de que o enredo fosse algo revestido de mais esperança. Não conhecendo o estilo do autor, não poderia de qualquer maneira adivinhar qual poderia ser o rumo que os acontecimentos tomassem. Com isto tudo quero dizer que eu olho (a maior parte das vezes) para a ficção como um instrumento que me permite sonhar e esperar por acontecimentos que me preencham a alma. Não obstante e olhando de forma mais distante para toda a construção do livro, posso dizer que adorei a ideia do autor de o seu livro se basear na vida de duas pessoas, durante o espaço de 20 anos. Foi interessante ver estas duas personalidades a crescerem e a evoluírem. Posso também dizer que me conformei com algumas particularidades do enredo e que aceito o porquê de o autor assim ter decidido este caminho.
Contudo, não posso deixar de referir que gostaria que houvesse outro.
O livro não me arrebatou completamente, da forma como fez a outros leitores certamente, mas foi para mim o suficiente para querer ler mais obras do autor; em particular a outra obra, também publicada pela Civilização Editora, em 2011. A premissa pareceu-me interessante e espero algum dia, se possível, num futuro próximo reencontrar-me com o autor nas páginas do seu novo romance.
Como nota final, embora já tenham aconselhado não ver o filme, fá-lo-ei com toda a certeza. Este é o meu ritual e mesmo que livro e filme se revelem demasiado diferentes, é um processo do qual não abdico. Assim sendo, vou com expectativas de que o filme preencha o espaço da minha alma que ficou a faltar com o livro. 

Um abraço do tamanho do mundo para a Vera

4 thoughts on “Opinião – Um Dia

  1. hehe foi um prazer emprestar 😉 compreendo a tua opinião pois n é um livro brilhante mas que me fez pensar em questões da vida e em como as coisas nem sempre correm cm planeamos.

    bjinhos**

Leave a Reply

