Opinião – O Grande Gatsby

Opinião:
Este é o primeiro livro que leio do autor. Apesar de ser uma personalidade francamente conhecida por este mundo fora, devido às suas obras literárias, nunca tinha tido a oportunidade de ler um livro dele. Assim, oportunamente decidi pegar neste livro, O Grande Gatsby, que é considerada uma das obras de ficção mais influentes do século XX. Confesso que fui para esta leitura completamente desprovida de expectativas, visto que não pesquisei nada sobre as obras do autor, nem li críticas. Provavelmente a leitura revelou-se melhor do que eu esperava por isso mesmo.
Aproveitei uma iniciativa conjunta para pegar neste livro que se encontrava escondido nas estantes da minha família, esquecido entre outros livros já mais antigos. Apesar de eu apresentar a ficha técnica de uma edição recente, eu tenho a edição que já saiu há vários anos com a Revista Visão. Os motivos porque apresento esta edição em cima, são simples. Eu gosto de apresentar aos meus leitores/seguidores, as fichas técnicas das edições que eu tenho, ou quando isto não acontece, edições que são acessíveis/recentes. 
Neste caso em particular apresento a edição de bolso, por considerar uma boa aposta. Tanto em termos de comodidade (embora possa haver quem não goste de edições de bolso) e também devido ao factor preço, que na altura em que vivemos, é de extrema importância. 
 
Eu fui para a leitura desde livro em branco, por assim dizer. Embora estando familiarizada com algumas obras do autor (apenas de nome), nunca dei especial atenção às mesmas. 
 É um livro muito pequeno, que se lê num instante. No entanto, acabei por contrariar a tendência que parece acontecer de todas as vezes que leio um livro considerado pequeno. Costumo sempre ter a sensação que estes livros “sabem a pouco”, o que não aconteceu com este. O autor conseguiu explorar os acontecimentos do enredo de forma objectiva, não perdendo o rumo da história. 
É uma história simples, com personagens bem construídas. A escrita do autor não é aborrecida nem confusa. O leitor entra com facilidade no enredo e quando dá por si, chegou ao final. 
Poderíamos dizer que a personagem principal deste livro é o Sr. Jay Gatsby, mas na verdade quem detêm maior importância é o narrador – Nick Carraway. 
Ambos são personagens interessantes e, embora o livro faça um relato da vida algo misteriosa de Gatsby, é Nick que nos transporta para os acontecimentos, o que faz com o que o leitor se sinta mais próximo dele. 
Por essa mesma razão, gostaria de ter visto um maior desenvolvimento da personagem de Nick. 
 
O autor dá neste livro, uma grande importância à honestidade versus mentira e é uma temática que se encontra presente em todo o livro, embora o faça de forma, por vezes subtil, e por outras de forma mais óbvia. 
Com um leque de personagens invulgarmente reduzido, dá-nos a oportunidade de dar uma maior atenção àqueles que existem. 
Aproveito também para dar destaque à personagem de Tom Buchannan, que me fez avaliar com maior atenção várias atitudes que ainda hoje acontecem. 
De certa forma, Nick é a personagem modelo desta obra e que deveria, na minha opinião, ser um modelo para os restantes.
 
Gostei da experiência e vou querer ler mais do autor.  
 
 
 
 

4 thoughts on “Opinião – O Grande Gatsby

  1. Tenho grande interesse em ler este livro. gostei bastante na escrita de Fitzgerald no Estranho caso de Bejamin Button. Tal como viste no meu blog, adorei o livro e por isso fiquei à espera desta tua opinião. Irei certamente lê-lo um dia. Obrigado pela tua opinião. continua a ler. eu entretanto vou lendo, escrevo no meu blog e assim que ler este livro aviso-te!

  2. Obrigada eu, Luís, pela tua visita. Como é óbvio vou continuar a seguir as tuas opiniões. Beijinho e boas leituras!
    E quando leres este livro, avisa-me 🙂

    Obrigada Guilherme, pela tua visita também. Ainda não sei muito sobre os teus gostos literários, mas creio que é um boa leitura para a generalidade das pessoas 😀
    Beijinhos e boas leituras!

Leave a Reply

