Opinião – Uma Luz na Escuridão

Editora: Ulisseia
ISBN: 9789725685938
Formato: Capa mole
Núm. páginas:350
PVP: 18,16€

Sinopse:

Poucos autores escrevem histórias comoventes e de inesgotável ternura como Catherine Anderson.As suas personagens partilham com o leitor a esperança de encontrar o amor perfeito de uma vida inteira.No intuito de por a salvo a sua vida e a do seu bebé, das mãos de um padrasto violento Maggie Stanley, arrisca tudo numa fuga desesperada passando de um perigo para outro ainda maior. Desde a trágica morte da mulher e dos filhos, Rafe tornou-se num pobre vagabundo que lentamente afoga as suas mágoas no álcool. Assim que conhece Maggie, Rafe pressente que vão envolver-se em problemas. E quando Maggie é subitamente atacada por um grupo de vagabundos, Rafe, por compaixão, decide salvar a jovem mãe e o seu filho. Maggie está simultaneamente grata e preocupada com o seu novo protector. Na extrema solidão, na fase mais sombria que jamais viveu, a compaixão de um desconhecido, muito atraente mas pobre como ela, surge como uma luz na escuridão e proporciona-lhe o conforto e o carinho que sempre desejou e nunca teve. Rafe é bem mais do que aquilo que parece. É um homem enigmático e secreto, que poderia dar a Maggie o céu e a terra, não fora a circunstância de ter jurado a si próprio viver sozinho o resto da sua vida.Para sua surpresa, também Rafe descobre que pela primeira vez, desde há muito tempo, alguém necessita da sua ajuda e está determinado em não os desapontar. É que às vezes o amor surge sem aviso prévio e transforma o mundo mais frio e desapiedado num verdadeiro paraíso. E um homem a quem quase tudo foi roubado, uma mulher que perdeu até mesmo a capacidade de sonhar, e a criança desprotegida que de ambos necessita, podem tornar-se a mais improvável e a mais fabulosa das criações: uma família.
 
 
Opinião:
Hoje trago-vos a opinião de uma pessoa que leu este livro em português e que tem uma visão diferente da minha. Eu havia lido em livro em inglês e penso que é importante mostrar as duas faces da mesma moeda. Pedi autorização para publicar as palavras da Fernanda, que nos chama a atenção para realidade cada vez mais comum do mercado editorial português. Se quiserem ver a minha opinião, podem fazê-lo aqui.  
Convido-vos a lerem esta opinião. Afinal nunca é demais alertar para estes factores que estragam a experiência de leitura. Convido-vos também a comentarem. Obrigada Fernanda pela tua visão e por me teres deixado publicar aqui no blogue, porque é uma mais valia tanto para mim, tanto para quem me segue!
***
A tradução deste livro foi algo que me decepcionou e irritou profundamente! E, a meu ver, é extremamente mau quando na opinião que damos sobre um livro começamos precisamente pela tradução! O que principiou por me aborrecer foi o excessivo formalismo com que os protagonistas se tratavam, sempre você para aqui e você para acolá mesmo quando já eram íntimos, mais no final já misturavam o tu com o você! Por outro lado, este excessivo formalismo foi esquecido quando foram utilizados termos brejeiros sem necessidade, temos uma língua muito rica, e que acaba por nem combinar com as personagens e a próprio enredo. Nota-se também que foi feita uma tradução sem reflexão, há a utilização de termos impensáveis e completamente errados, daqueles que uma pessoa pára e pensa “não pode ser nada disto”.
Na minha opinião esta tradução está péssima.
Quanto ao enredo, passei tanto tempo incrédula com a tradução que acho que perdi metade da sua beleza… Estou muito triste e até revoltada, sinto que deito dinheiro à rua ao comprar alguns livros em português… Já deixei de seguir sagas por esse motivo! Não tarda nada deixo de ler ou tenho mesmo que me habituar a ler em inglês!
As editoras deviam ser responsabilizadas porque, não me canso de dizer, isto é o mesmo que comprar uma camisola com um buraco, quando o detectamos vamos trocar porque o produto tem defeito! O que se faz com um livro com defeito? Arruma-se na estante, assumimos o prejuízo porque se formos trocar vamos trazer o mesmo defeito e muitas vezes já em edições posteriores!   
Leave a Reply

