Opinião – A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo


PODE CONTER ALGUNS SPOILERS.
Opinião:
Hoje vou falar-vos um pouco sobre este Millennium 2, A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo.

Bem, numa palavra adorei (tal como adorei o livro anterior). Posso dizer que gostei mais deste segundo livro do que do primeiro.
Se o primeiro livro me conseguiu confundir, imaginem este. O grau de intriga é muito maior. As ligações entre cada personagem é muito mais interessante e descobrir qual vai ser o desfecho para todas elas é uma aventura sem igual. Mas é um confundir bom, para que tenham sempre presente que este livro foi uma boa surpresa a todos os níveis.

Gostei mais deste livro por várias razões, mas posso mencionar à partida, uma delas: uma das personagens principais, Mikael tem algumas atitudes que me irritam no primeiro livro – digamos que é mais um estilo de vida, vá. Neste livro não se nota tanto esses traços de personalidade e por isso, este livro é muito mais interessante. O leitor está completamente focado nos acontecimentos relatados, em termos de mistério e história.

Nunca, nem nos meus melhores dias eu conseguiria adivinhar a ligação entre a Lisbeth e alguns dos personagens que integram este segundo volume da Trilogia Millenium (nomeadamente o Zala, o Bjurman, o Teleborian e ainda o polícia, Bjorck). Para quem já leu, sabe a que me refiro. Foi preciso puxar muito pela cabeça e aguentar as dores no braço (do peso do livro) para perceber que ainda havia ali muito que explicar e que nem tudo o que parecia, de facto, era.

Este livro fez-me pensar imenso em como num simples acto de pessoas egoístas e egocêntricas pode condenar a vida de uma pessoa, uma inocente.
Bem, a Lisbeth acaba também por ter a sua quota-parte de culpabilidade. Como o Palmgren, o seu primeiro tutor, disse :
“A Lisbeth é mesmo violenta e existe qualquer coisa nela que não funciona muito bem. ”

Mas apesar de tudo, já tentaram imaginar o que é uma pessoa, ou melhor um conjunto de pessoas completamente malvadas decidirem juntas a vossa vida só porque querem proteger os seus interesses próprios?! Horrível! Mas dá muito que pensar, no entanto.
Para mim, foi um dos pontos fortes deste livro. Agora estou francamente ansiosa para saber o que se vai passar com o próximo livro. Claro que vai ser um livro muitíssimo interessante, já estou à espera. As expectativas são de facto muito elevadas.

Só espero que acabe, se não com um final definido, que pelo menos não acabe tudo em aberto.
Estou receosa que o final do 3º livro deixe tudo em aberto, visto que o suposto era existirem mais livro do apenas e só estes três, não tivesse ocorrido uma fatalidade como a que veio a suceder-se.

Gostava de sentir que – sendo que não haverão mais livros do autor – encerrei uma trilogia poderosa, fantástica, com o sentimento de que as coisas acabaram mesmo e que as personagens não ficarão ali num tempo indefinido com os seus futuros desconhecidos.

4 thoughts on “Opinião – A Rapariga que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo

  1. Vou ler, vou ler! Está em casa e só não comecei ontem porque precisei terminar uma coisita de trabalho! Ainda bem que é bom! Aliás, gostei do primeiro e já calculava que o segundo também seria bom!! Ainda bem que é melhor! Bjs

  2. Já vi a versão de bolso e é bastante apetecível. Mas também vi a trilogia à venda na Fnac em pack pelo um bom preço. Hummm vou pensar no assunto:)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s