Opinião – Os Homens que Odeiam as Mulheres

Opinião: 

Este livro foi a minha estreia com policiais nórdicos. De certeza que já devem ter ouvido falar deste livro. Fui desenterrar estas opiniões, porque vou novamente debruçar-me noutra autora nórdica e creio que para o arquivo de opiniões é sempre bom contar com variedade. Durante os próximos 2 dias irei publicar as opiniões dos livros seguintes. 

Que fascinante, adorei. Agarrei-me à história com garras e dentes, logo nas primeiras páginas. Adoro policiais, que me prendam logo nas primeiras páginas, porque não consigo resistir a ir acompanhando o enredo com as minhas próprias teorias.
No início do livro vi-me algo confusa, era difícil saber quem era quem, com tanto nome. Especialmente quando o Henrik, uma das personagens que mais peso tem neste livro, começa a descrever grande parte da sua família. Só pensava “que grande baralhada, não vou saber quem é quem”. Mas, pelo contrário, logo se reduziram a apenas alguns nomes que iriam ter uma parte importante na história, muito mais fáceis de memorizar e apenas por coincidência com nomes muito mais legíveis (vá-se lá perceber e tentar memorizar alguns nomes suecos que apareciam). Para quem não se encontra habituado, é capaz de estranhar – ainda mais para quem não se encontrava, até este momento, familiarizada com obras literárias do Norte da Europa.

Como já disse atrás, fui formulando a minha teoria…e no momento de revelação estava completamente tudo errado.
Bem, para ser totalmente sincera, nem tudo se encontrava completamente errado, mas grande parte das coisas, especialmente acontecimentos importantes, nos quais eu tinha realmente falhado o alvo. É uma característica que a mim tanto me frustra como me cativa mais para o resto da leitura. 

O autor construiu neste volume personagens interessantíssimas e sobre as quais vou gostar muito de ler. A Lisbeth é uma personagem que eu admiro e que me surpreende a cada linha que leio. É também a pessoa mais misteriosa e sobre a qual mais vou gostar de conhecer para os próximos volumes. 
Digo-vos que há muito que não encontrava um policial que me fizesse revirar na cama, com tantas possibilidades. Confesso que já suspeitava de tudo e de todos. 
Outra personagem que merece bastante destaque é o tutor da Lisbeth. Uma personagem cheia de força, um pilar para a Lisbeth. Espero também que ele volte a aparecer nos próximos volumes.

Os livros são certamente extensos, podem vocês pensar. Mas garanto-vos que o autor vos vai conquistar com a sua escrita e com a mestria com que ele revira os acontecimentos. Um policial frenético. 

E irei certamente ler os restantes livros. Recomendo, mesmo para quem não seja fã de policiais. Os nórdicos vieram para ficar.

3 thoughts on “Opinião – Os Homens que Odeiam as Mulheres

  1. Adorei este livro! Foi, sem dúvida, uma surpresa bastante agradável e espero ter oportunidade de ler os seguintes o mais tardar.🙂

    Em relação ao autor, concordo contigo. Foi uma pena ter falecido sem poder presenciar o sucesso que foram os seus livros e quiçá continuar a trilogia.

Leave a Reply

