45 dias de Desafios Literários: Dia 9 – Livro mais longo que já leste

Tenho 2 livros, especialmente longos, até agora. E ambos foram leituras espectaculares, apesar da sua extensão. Não tenho muito a dizer sobre eles, já vai fazendo alguns anos que os li, mas foram de certa forma, leituras especiais. 
Não encontrei as capas das minhas respectivas edições, portanto, retirei do google as capas das edições da Penguin Classics e da Signet. 


O primeiro foi o muito famoso, O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas. Este é daqueles livros que por muitos anos que passem sem os lermos, iremos sempre recordar-nos da história e o quão importante ela foi para nós. 
Embora deva dizer que já não me lembro de todos os pormenores, os traços gerais da obra ainda cá permanecem gravados. É um livro que tenho vontade de reler, embora não tenha tido ainda oportunidade porque muita coisa se vai pondo à frente.
O livro é realmente maravilhoso, uma criação fantástica, como ainda não tinha visto. 
Anos mais tarde, vi o filme e este é igualmente maravilhoso. Sei que o desafio é literário, mas não resisto a falar também sobre estas duas vertentes de arte, neste caso, muito bem conseguidas.
Quem ainda não leu, deveria fazê-lo, creio achar que não se arrependerão. 



O segundo livro mais longo que já li foi Anna Karenina de Leo Tolstoy. Este é outro livro que me ficará para sempre na memória. Curiosamente, também o filme. Qualquer um dos dois, é sublime e fantástico. São daqueles livros que por muito que falemos deles, só percebe quem o lê. Na minha modesta opinião, acho que são duas obras que ninguém deveria deixar passar despercebido. Certamente que ambos os livros têm uma escrita algo complexa, que necessita de atenção e muitas vezes, o tamanho de um livro desmotiva, mas estas são duas excelentes recomendações. 
Leiam os livros e depois vejam os filmes. Foi assim que eu fiz e foi uma experiência muito interessante. Qualquer uma destas histórias, transporta o leitor até ao mundo relatado, até mesmo depois de termos acabado as últimas páginas.


Aconselho-vos a experimentarem!

8 thoughts on “45 dias de Desafios Literários: Dia 9 – Livro mais longo que já leste

  1. Já tenho o Anna Karenina de Leo Tolstoy a algum tempo na estante, e a verdade é que tenho uma garnde vontade de lê-lo. A ver se até ao final do ano o começo a ler 🙂

    Books Lovers

  2. Tenho “O conde de Monte Cristo” nas minhas próximas leituras. Ainda não peguei nele porque é sem dúvida muito grande e agora não tenho muita disponibilidade para a leitura. A “Anna Karenina” disseram-me que em certas alturas era muito aborrecido pelo que estou a aguardar uma melhor altura para pegar nele.

    Boas leituras!

  3. O Conde de Monte Criste vale mesmo a pena. Quanto ao Anna Karenina, devo dizer-te que eu fiz uma leitura muito interecalada, ou seja ia lendo poucos capítulos por dia, porque é uma leitura que é preciso estar com atenção. Assim fui lendo aos poucos e na minha opinião, consegui aproveitar melhor o livro.

  4. Mafi says:

    O primeiro vou ler este ano! Tenho o emprestado (acho que agora já é dado :P) e 2º tmb gostava de ler!
    Eu gosto de calhamaços mas este tipo de livros é para ficar em casa, ou corremos o risco de ter uma forte dor no ombro 😉

Leave a Reply

