Opinião – Segredos do Passado

Editora: Porto Editora / 2011
ISBN: 9789720045409
Formato: Capa Mole
Núm. páginas: 432
PVP: 16,60€

Sinopse:
Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Geórgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico. Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes.
Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro¿ até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas.
Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?

Pela consagrada autora de A Doçura da Chuva, um romance comovente e original que relata um amor inocente capaz de sobreviver a todas as adversidades. 

Opinião:
Já li este último livro da autora, Segredos do Passado. Com tanto comentário positivo, já não aguentava mais a curiosidade e tive de o passar à frente para tentar ver o que causava tanto entusiasmo.
E encontrei entusiasmo suficiente sozinha, sem ser preciso nenhum empurrão. Porque foi uma agradável surpresa. Gostei muito do livro… Lá está, não poderia resistir a mais uma história de um amor reencontrado… Para quem ainda não sabe, eu gosto muito destas histórias e são poucos os livros que relatam estas circunstâncias, que me desiludem. Por isso mesmo, não consegui resistir a este livro e embora o tenha comprado sem saber disso na altura, fiquei deliciada quando li a sinopse.

Este Segredos do Passado, em que assistimos ao desenrolar da vida da Claire e do Roan é comovente por vezes, divertido noutras…mas é um livro muito especial.
Às tantas durante o livro cheguei a pensar que as coisas não iam acabar nada bem…
Gostei especialmente de ver todo o desenvolvimento da relação dos dois personagens principais. Achei muito bonito termos uma perspectiva muito próxima de como tudo aconteceu: como começou, como se desenvolveu e como finalmente acabou.

Adorei ver a evolução das personagens, ver como elas se adaptavam ao passar dos tempos. Gostei imenso de conhecer a família de Claire. A autora fez uma óptimo trabalho a retratar uma família sulista importante, na comunidade onde se insere.
Mostrou de tudo: compaixão, intriga, inveja, escândalo, tristeza, alegrias… Enfim, uma miríade de sentimentos que a família experimentava unida.

Se no início me senti um pouco confundida com tanto nome e com tantos graus de parentesco, rapidamente entrei no espírito da família e me senti como um elemento integrante da mesma.
A autora também desenvolveu muito bem a vida adulta do Roan e da Claire e tudo o que se deu na terra deles.
Também introduziu uma assunto que acabou por me surpreender, porque estava convencida de que a situação estava esquecida. Mas esclareceu tudo muito bem e lidou muito bem com todas as situações.

Gostei muito. É uma autora que passou a integrar nas minhas listas de obrigatoriedade. Espero que a Porto Editora continue a apostar nos livros dela. São livros escritos com o coração, com uma intensidade que não é vulgar. 

Recomendo ambos os livros da autora já editados em Portugal. 
Arrisque e delicie-se. 

Advertisements

9 thoughts on “Opinião – Segredos do Passado

  1. bombocaa says:

    Ainda só li a Doçura da chuva e o livro +é um mimo, fiquei logo curiosa de ler este tb…só estou à espera que chegue a casa 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s