Opinião – A Doçura da Chuva

Editora: Porto Editora / 2009

ISBN: 9789720041890
Formato: Capa Mole
Núm. páginas: 480
PVP: 16,66€

Sinopse:
Kara Whittenbrook tinha uma vida privilegiada. Filha de dois ambientalistas famosos, cresceu entre a selva amazónica e os melhores colégios da elite americana.
Com a morte dos pais num acidente de aviação, torna-se herdeira, não só de uma enorme fortuna, mas também de um segredo que abalará por completo o seu mundo – o facto de ter sido adoptada.
Decidida a encontrar os seus pais biológicos, Kara parte para o Nordeste da Califórnia, onde conhecerá Ben Thocco, um rancheiro que vive rodeado de gente singular.
Em pouco tempo, ela fará parte de um universo diferente, que lhe abrirá as portas de um amor inesperado e de amizades genuínas, e a ajudará a tomar as mais difíceis decisões…
Em A Doçura da Chuva, Deborah Smith dá-nos a conhecer uma galeria de personagens cativantes, que nos envolvem e nos levam a reconhecer nos pequenos gestos do quotidiano as fontes da alegria e da felicidade
.

Opinião:
A Doçura de Chuva é um livro maravilhoso.
O título deste livro não poderia ser mais indicado. É mesmo uma doçura. Já tinha lido o outro livro da autora que foi publicado em Portugal, com o título Segredos do Passado e também tinha gostado muito. Por essa mesma razão, não poderia deixar de ler este tão aclamado, Doçura.
E não me arrependo do ter feito. Muito pelo contrário. É um livro lindo, do início ao fim.
Suscitou-me vários sentimentos, todos eles contraditórios, mas que foram importantes para eu viver este livro.
A escrita da autora, Deborah Smith, é agradável e não permite aos leitores perder pitada.
Ela apresenta-nos enredos tão fascinantes, tão apetecíveis. É uma história e uma temática algo complicada, mas a autora deu-lhe um brilho especial.
Todas as personagens e todas as circunstâncias a que somos apresentados acabam por se revelar dotadas de uma beleza inesquecível.
Considero um talento muito grande quando os autores conseguem pegar numa temática algo difícil e polémica e falar dela como é realmente merecido. Este tributo às pessoas que são incapacitadas de alguma forma ou que têm problemas, não poderia ser mais belo.
Fiquei tão pegada e sentia-me já tão familiar com as personagens que quando o livro chegou ao fim, foi difícil de aceitar, porque não queria dizer “adeus” às personagens.
Entre o interior da Florida, floresce um amor tão tocante, a que nenhuma alma – romântica ou não – poderá ficar indiferente.
E não estou a falar apenas de um amor entre um homem e uma mulher. Estou a falar de um amor que se manifesta de muitas formas. De várias pessoas. De uma família que finalmente se encontra e que celebra o afecto que sentem uns pelos outros.

Este é um livro que nos faz apreciar as pessoas «diferentes» ou «especiais», aquelas que dão amor aos outros, mas que não pedem nada em troca. É acreditar que os sonhos se podem realizar e que devemos ser determinados para os alcançar. É também uma lição. É um livro que nos faz saborear a vida como ela é. Aproveitar o que temos à mão e a aprender a ser felizes com o que dispomos.
É mostrar às pessoas que toda a gente merece o devido respeito, porque neste mundo, ninguém é mais do que ninguém. Não interessa a quantidade de dinheiro que se tem. Ele pode comprar saúde, relações sociais, pode comprar conforto e ainda uma posição política, mas a única coisa que não pode comprar é o afecto e o amor de outra pessoa. Pelo menos, aquele que é verdadeiro.
É um livro cheio de sentimentos, todos eles muito importantes, mas também muito intensos.

É porque este livro não é para se ler, é para se viver.
É para se chorar, para se rir e para se deliciar com ele.
É para aproveitar cada palavra, cada momento alegre e feliz que ele relata. 

12 thoughts on “Opinião – A Doçura da Chuva

  1. Olá Jojo, eu acho que devias experimentar. Se quiseres, tenho todo o gosto em emprestar-te o meu exemplar, para que o possas ler! Se quiseres, basta mandares-me um email e combinamos isso… Nem precisas de te preocupar com prazos. Terei todo o gosto se tiveres vontade de experimentar, sem gastares muito dinheiro! A sério😀

  2. Muito obrigada Filipa pela tua disponibilidade:)!
    Se quiseres estás à vontade para pedir algum dos meus livros também.:)
    Eu, agora estou em casa e estou a tentar ler o máximo que posso antes de voltar para Lisboa no fim De Setembro. O problema de viver numa ilha é que não posso levar um número indeterminado de livros para a minha outra casa. A tap é mázinha se levar excesso de bagagem. Obrigada pela oferta mas, se o ler será mais para frente quando já estiver na faculdade em Lisboa.

  3. Tenho o outro livro que mencionas desta autora na minha wishlist, pelas críticas que tenho lido, que dizem que é um livro fantástico. Gostei muito da tua opinião relativamente a este e fiquei bastante curiosa. Irá certamente para a minha wishlist, pois parece-me fantástico, tanto pela opinião, como pela cotação.🙂

  4. Rita, hei-de publicar mais tarde a opinião do outro livro. Esta autora é mesmo muito boa, escreve com uma intensidade nada vulgar. Na minha opinião, claro. Acho que irias gostar.

    Cris, é realmente um óptimo livro!

Leave a Reply

